Um pozinho de perlimpimpim e a nossa alimentação ganha superpoderes. Bem-vinda ao mundo encantado dos superalimentos, os ‘pozinhos mágicos’ que têm vindo a revolucionar a nossa forma de comer e de cuidar da saúde.
“Os superalimentos tornam-nos mais fortes, mais resistentes e fazem com que a nossa alimentação possa ser mais preventiva”. Quem o diz à Women’s Health é a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida. É a especialista quem nos diz como beneficiar destes ‘pozinhos mágicos’ de cor vibrante e sabor exótico.
Antes disso, por que não um mix? Misture vários sabores e ‘poderes’ e crie o seu próprio ‘pozinho mágico’:
Noz:
Rica em gorduras boas, a noz destaca-se pela presença de zinco, potássio, magnésio, ferro e cálcio.
Sementes de chia:
Além de ser uma excelente fonte de fibra, a chia é ainda rica em proteína, cálcio e antioxidantes. Para quem treina, é uma das melhores aliadas.
Lucuma:
“É rica em vitamina C, uma das vitaminas que achamos ter em boas quantidades no nosso organismo, mas que nem sempre temos. Como está muito ligada ao sistema imunitário e ao desporto, quem tem um estilo de vida ativo pode conseguir um reforço imunitário com este superalimento”.
Agora sim, percorra a galeria e saiba quais os superalimentos que não lhe podem faltar na dispensa.
Açaí: “É uma espécie de fruto vermelho que se destaca pelos fitonutrientes que dão a cor arroxeada ao fruto”. Estes antioxidantes, explica a nutricionista, “estão muito ligados à prevenção do envelhecimento e da degeneração celulares, sobretudo as que estão associadas ao cancro e a alguns processos de envelhecimento de tecidos”.
EXPERIMENTE: “Em Portugal temos já a polpa congelada e podemos fazer smoothies de açaí com banana e granola ou juntar o açaí em pó ao iogurte”.
Pólen: “Com função antibacteriana e capaz de reforçar o sistema imunitário”, o pólen destaca-se pelos níveis de vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, ferro e zinco.
EXPERIMENTE: Use como topping de um iogurte, smoothie ou em papas de aveia. Ou então, dissolva no chá ou noutra bebida quente.
Baobao: Atenção fit girls: Este é o vosso superalimento. Trata-se de uma baga africana rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunitário e a estimular a produção de colagénio e ácido hialurónico, essenciais não só para a regeneração dos tecidos, como também para a manutenção da elasticidade da pele e para a regeneração articular”.
EXPERIMENTE: Misture em batidos, sumos, sobremesas ou papas de pequeno-almoço.
Cacau: “Tem uma boa concentração de antioxi- dantes e ajuda na produção de triptofano e de serotonina pelo nosso organismo, o que ajuda a regular o bem-estar e o estado de humor”. Mas não se deixe enganar pelo chocolate! Para obter os benefícios, os níveis de cacau têm de se aproximar dos 100%.
EXPERIMENTE: Misture em bebidas vegetais, sobremesas ou batidos.
Maca: É uma fonte de energia natural que se adapta ao organismo de cada pessoa, “mas sem os efeitos secundários da cafeína ou teína”. Esta raiz é ainda um “equilibrador hormonal e ajuda a colmatar algumas falhas, seja a nível sexual, de tiroide ou de sono”.
EXPERIMENTE: “Por ter um sabor bastante intenso, recomendo o uso em sopas ou em smoothies mais doces, com manga, por exemplo”.
Spirulina: Tem uma grande riqueza em antioxidantes, nomeadamente na clorofila – que é o que lhe dá a cor verde-azulada. “Os fitonutrientes fazem com que seja um antifúngico e antibacteriano e isso é essencial para nos proteger. O consumo regular de spirulina permite-nos ter as defesas redobradas para conseguirmos lidar com os 'ataques' do dia a dia”.
EXPERIMENTE: Faça um smoothie e combine com alimentos ácidos, como o abacaxi. “Um copo de água com limão e spirulina é também uma opção”.