Menu
Inicio Saúde Ser sarcástica tem estes benefícios incríveis para a saúde

Ser sarcástica tem estes benefícios incríveis para a saúde

Nem toda a gente entende o seu humor? Temos as dicas para o sarcasmo seja bem interpretado, já para não falar dos benefícios que isso traz à sua saúde.

Ter um sentido de humor apurado e fazer pequenos apontamentos irónicos são duas características que devem ser usadas com conta, peso e medida. De facto, piadas que podem ser engraçadas em contexto familiar ou com amigos podem não ser assim tão interessantes quando está a comunicar com colegas de trabalho.

Por isso, a questão do sarcasmo vai mais além do que conseguir fazer alguém rir: uma piada fora de contexto ou demasiado aguçada pode ter consequências difíceis de reparar. Ainda, os benefícios para a saúde, quando tudo é feito com conta e medida, podem ser vários e a ciência tem vindo a estudar o assunto.

4 situações (cientificamente provadas) em que o sarcasmo pode melhorar a sua saúde!

Confiança, camarada!

Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia (EUA) chegou à conclusão de que o humor pode influenciar o status da pessoa em determinado grupo da sociedade. Usar humor de forma bem-sucedida pode mesmo melhorar as relações já existentes, mas, tentativas falhadas podem arruinar totalmente o processo. Além disso, segundo os investigadores, existe uma relação entre o sarcasmo e o recurso ao humor e a autoconfiança e a competência. Por isso, humor na medida certa pode indicar indica sinais de competência e confiança em si própria.

Génio da Lâmpada

Ora, tanto trabalhos criativos como o simples traço de personalidade ‘sarcasmo’ implicam que haja um cérebro inteligente por trás dessas manifestações. Mas, fazer um comentário inteligente e que seja bem interpretado pode ser um desafio, especialmente quando está a debater com a chefia. Por isso, é fundamental que reconheça qual o momento certo para intervir.

Crítica construtiva

A verdade é que ninguém gosta de ser criticado, mas é imperativo saber lidar com a crítica, uma vez que faz parte da vida em sociedade. Por isso, investigadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, concluíram que o uso de uma linguagem menos direta, ajuda a encarar a crítica de forma mais positiva e não como um insulto ou provação. Tente não ser brutalmente frontal quando faz uma crítica, já que assim, os resultados tendem a ser mais promissores.

Criatividade com piada

Por vezes há momentos em que a nossa criatividade está perante muros de pedra e não temos qualquer ideia nova. Sabe o que pode ajudar? Um pouco de sarcasmo e humor, pois claro! Essa é a conclusão do documento Organizational Behaviour and Human Decision Processes, que contou com a colaboração de várias universidades internacionais. Neste caso, a premissa é de que o sarcasmo facilita o pensamento criativo, já que, no estudo, quem estava exposto a respostas sarcásticas tinha um desempenho melhor em tarefas de criação e que implicavam criatividade.

Brand Story