Menu
Inicio Novidades Sam: a pastelaria saudável que nasceu do novo estilo de vida de...

Sam: a pastelaria saudável que nasceu do novo estilo de vida de Samya

Bolos de aniversário, ovos da Páscoa, tartes ou bolinhos. Neste negócio com foco no saudável há muitas opções para “comemorar a vida e a saúde”.

Sam, pastelaria, sobremesas

Samya Bruçó, de 35 anos, é luso-brasileira e chegou a Portugal há 17 anos atrás, com “o objetivo de ‘juntar’ dinheiro para pagar um curso de arquitetura já iniciado”. A história não correu exatamente como o plano inicial, mas Samya, ou Sam, como é conhecida, terminou a licenciatura em História da Arte e o mestrado em Práticas Culturais. O caminho estava traçado para as artes, mas o seu avô – o “português”, como nos descreve a própria – sempre disse que a nossa entrevistada teria uma pastelaria, tal era o gosto que demonstrava por tal área.

Aprendeu pastelaria com o próprio avô e pela proximidade que tinha com a cozinha, já que trabalhou em vários restaurantes.

Um nicho por explorar

Tal como previa o avô, Sam abriu a sua própria pastelaria. Uma pastelaria saudável que nasceu da descoberta de Sam por um estilo de vida mais saudável, onde “o gosto pela cozinha foi o principal aliado” e que rompeu drasticamente com a rotina sedentária que levava até então.

Quando mudou de hábitos, procurou a pouco e pouco saber mais sobre novos ingredientes, novas formas de confeção e escolhas mais conscientes do que as que seguia até então. “O benefício a nível físico e mental foi imenso”, conta-nos Sam.

Daí a transpor aquela descoberta pessoal para o seu próprio negócio, foi um passo inevitável. “Já não conseguia voltar a comer coisas que classificava como ruins”, admite. E por isso sentia falta de espaços para lanchar ou comer um doce que não comprometesse a alimentação saudável. Certa de que esta não era uma necessidade apenas sentida por ela, percebeu que estava aí um nicho de Mercado – “decidi explorar”, conta, certa de que não foi demasiado extremista. “Decidi brincar com o nome pastelaria saudável pois queria passar a consciência para as pessoas de que apesar de mais saudável continua a ser um bolo. Equilíbrio continua a ser a chave de tudo.

Sem glúten, sem lácteos e sem ingredientes refinados

As receitas da pastelaria Sam são todas criadas pela peópria Samya, que no arranque do projeto contou com ajuda de uma amiga nutricionista. Há bolos que levam ovos, mas que o cliente pode optar pela versão vegan, e outros em que se pode optar por adoçar apenas com fruta.

Produtos especiais para várias ocasiões

Bolos ou tartes de aniversários e bolinhos. São estes os produtos que normalmente encontra no site da Sam – Pastelaria saudável. Mas há alturas do ano com lançamentos especiais, como é o caso dos ovos da Páscoa que já pode encomendar, sejam ovos inteiros, recheados para comer à colher ou bolinhas energéticas, que vêem numa caixinha temática, e foi especialmente pensada para os mais novos.

“Tento sempre promover as datas comemorativas justamente por esta ideia de não excluir as pessoas que optam por um estilo de vida mais saudável ou mesmo que não podem consumir determinados alimentos por questão de saúde”, justifica Sam.

Quanto aos bolos festivos, não podemos negar que ficámos fãs. No âmbito da celebração dos 8 anos da Women’s Health e os 21 anos da Men’s Health, Samya enviou-nos um naked cake de cenoura com recheio de brigadeiro de tâmaras e cobertura de ganache de chocolate.

Sam, pastelaria, sobremesas

Este é o sabor mais encomendado na pastelaria e que pode ser preparado também na opção vegan.

Caso queira também encomendar alguma destas ou outras sobremesas saudáveis, Samya esclarece que as encomendas são todas feitas na loja online e devem ser pedidas com 48h de antecedência. “Temos serviço de entregas todas as terças e sábados. Contamos também com um ponto pick-up, onde funciona o nosso atelier, na Avenida das Forças Armadas”, remata.

Brand Story