Menu
Inicio Living Reduza assim o desperdício alimentar

Reduza assim o desperdício alimentar

Reduzir o desperdício alimentar não é tarefa fácil, mas existem algumas dicas que a podem ajudar a deitar menos comida fora.

Reduza assim o desperdício alimentar

 

O desperdício alimentar é muito comum, desde um bife que sobrou do jantar até à salada que faz e acaba por não conseguir comer. Reduzir o desperdício não é tarefa fácil, mas existem algumas dicas que a podem ajudar a deitar menos comida fora, até porque este é um problema que se torna ainda mais preocupante se pensarmos nos países que atualmente vivem graves crises económicas e alimentares. A escassez de alimentos ou o preço elevados dos mesmos estão a causar graves problemas de desnutrição às populações.

Na verdade, a maior para dos alimentos que desperdiça são alimentos crus, especialmente vegetais e frutas. Isto acontece porque planeia, no fim de semana, fazer determinadas receitas, quiçá demasiado elaboradas para a rotina diária. Durante a semana e com o cansaço normal do trabalho, o entusiasmo vai caindo e acaba por nem abrir o livro de receitas.

Organização é a chave

Para evitar o desperdício, é essencial planear muito bem a sua semana alimentar, tendo sempre a noção de que as receitas muito elaboradas, provavelmente, vão ficar à espera. Deste modo, pode começar por evitar comprar demasiados ingredientes que são rapidamente perecíveis.

Além disso, se ainda assim tiver muita fruta ou vegetais a estragar-se no frigorífico, um bom truque pode ser lavá-los e congelá-los. Desta maneira, a comida não se estraga e tem sempre uma maior variedade de ingredientes disponível quando a ousadia tomar conta de si e finalmente decidir fazer aquela receita deliciosa.

Por fim, a Women’s Health falou com dois consultores de sustentabilidade para lhe dar as melhores dicas para evitar o desperdício alimentar. Veja a galeria e descubra quais são!


Leia também

Nesta dieta pode beber vinho e comer chocolate

Artigo via Women’s Health Uk

 

Brand Story