Menu
Inicio Saúde Saiba identificar os sete sinais da ovulação

Saiba identificar os sete sinais da ovulação

Provavelmente ainda não conhece os sinais da ovulação.

De acordo com um estudo da Universidade Monash, na Austrália, 87% das mulheres não têm ideia de quando estão mais férteis, nem conseguem reconhecer em que ponto o seu corpo liberta um óvulo do ovário. Uma ignorância que, a longo prazo, pode ser prejudicial.

Pesquisadores espanhóis e austríacos descobriram que as mulheres podem ser mais suscetíveis a infeções durante a ovulação, e isso não inclui apenas candidíase, mas também infeções sexualmente transmissíveis. Porquê? Porque o corpo naturalmente ‘desliga’ o seu sistema imunológico nesta altura do ciclo para dar a qualquer espermatozoide taxas mais elevadas de sobrevivência. Além disso, se deseja engravidar, é fundamental saber qual é a sua janela fértil.

A boa notícia é que conhecer o seu calendário de ovulação e os seus sinais é bastante simples. Veja como se faz.

Sinais de ovulação: como saber quando está a ovular

Calendário de ovulação: baseado num ciclo de 28 dias.

A primeira semana

Menstruação: O corpo está a sangrar, a libertar tecido endometrial (ou seja, o revestimento do útero) e restos de um óvulo desintegrado e não fertilizado. À medida que os folículos no ovário começam a amadurecer, os níveis de estrogénio aumentam.

Do dia 8 ao 13

O revestimento do útero engrossa para se preparar para um óvulo fertilizado.

dia 14

Um óvulo é libertado de um folículo nos ovários, também conhecido como ovulação.

De 15 a 28

Se o óvulo for fertilizado, ele penetra o revestimento espesso do útero. Caso contrário, o revestimento rompe-se, provocado o período menstrual e dando início a um novo ciclo.

7 sinais de que está a ovular

E se não tiver um ciclo regular de 28 dias? De acordo com os especialistas, existem muitos sinais subtis de que está a ovular que deve estar ciente.

1. O seu colo do útero ficará firme

Normalmente, o colo do útero (que está na parte superior da vagina) ficará firme e macio, mas antes da ovulação as coisas mudam. O seu toque se tornará mais suave.

Mais mudanças? No momento da ovulação, o colo do útero sobe 2 a 3 cm na vagina e também pode parecer mais largo.

2. O seu fluxo ficará diferente

Teste o seu inserindo um dedo indicador limpo na boca da vagina e observe o que sai. “O principal objetivo do fluxo é fornecer algo para o esperma nadar e alcançar a trompa de falópio”, diz Geetha Venkat, diretora da Clínica de Fertilidade Harley Street.

“O colo do útero atua como um grande filtro e obstrução para o esperma, então apenas os fortes e rápidos passarão. Mas nem todas as secreções são boas para o transporte de esperma e variam, dependendo de em que fase está no seu ciclo menstrual”.

Então, o que deve procurar se estiver a planear ter um bebé? “Quando é emborrachado e viscoso, como clara de ovo crua, você está na sua janela fértil – este é o melhor momento para tentar”, diz Venkat. “O esperma pode viver dentro do corpo por cerca de três dias, então é melhor que os espermatozoides estejam ali antes da ovulação ocorrer”.

Pesquisas sugerem que o esperma pode nadar através da secreção até ao nono dia do seu ciclo. Só após a ovulação, o fluxo se torna mais leve e claro.

“Uma vez que a ovulação ocorreu, a secreção engrossa e coagula, o que não é útil para o transporte de esperma. Mas não precisa ser. Sem óvulos para fertilizar (os óvulos vivem de 12 a 14 horas), qual é o objetivo? Eles perderam o barco”, diz Venkat. Isto significa que pode engravidar 12 dias antes da menstruação? É bastante improvável. Mas se as crianças não estão no topo da sua lista de coisas a fazer, tem a certeza de que está pronta para correr esse risco.

3. A sua temperatura desce

Outro sinal revelador da ovulação é a temperatura corporal basal. “Antes da ovulação, vai diminuir”, afirma Venkat. “No entanto, é provável que seja menos de um grau, digamos que 37,2 graus é normal, então cairá para 36,8 graus, por isso é uma mudança muito subtil”.

Quer verificar todas as bases? Se sim, meça a sua temperatura no mesmo horário todos os dias, ao acordar.

4. Pode sentir algum desconforto

Gosta de pensar que está em sintonia com o que está a acontecer ao seu corpo? Ponha a sua sua sensibilidade à prova para ver se pode realmente sentir em que momento é que está a ovular.

“Durante a ovulação, o folículo rompe-se, libertando fluido e um óvulo na cavidade pélvica”, refere Venkat. A cavidade pélvica é revestida pelo peritónio, uma membrana muito sensível. Quando algo toca nisto, pode causar dor.

5. Pode perder algum sangue

“Algumas mulheres também podem notar um pouco de manchas ou corrimento manchado de sangue na época da ovulação”, afirma Venkat.

6. A voz pode mudar

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram que quanto mais perto uma mulher estiver da ovulação, mais alta será sua voz. Os tons altos são considerados mais atraentes e femininos para potenciais parceiros. Acredite.

7. Os seus níveis de ansiedade podem estar mais elevados

De acordo com a Universidade de Concordia, as hormonas estrogénio e progesterona não só determinam se está ou não nesse ponto, como também controlam como funcionará a sua memória de uma parte do teu ciclo ao seguinte.

Ainda não tem certeza se está ovular?

Pode tentar usar um kit de previsão menstrual. Estes kits monitoram as hormonas na sua urina, por isso, são uma alternativa muito mais precisa (e sem complicações) para identificar os seus dias de alta fertilidade do que ler o seu fluxo ou tocar no seu colo do útero.

Brand Story