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Saiba como pode reduzir o consumo de açúcar em cinco passos

É tempo de largar o que não a faz feliz (nem saudável).

açúcar
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De acordo com Ana Lúcia Silva, nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, o consumo excessivo de açúcar está ligado ao aumento de peso, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e problemas dentários. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcares simples deve ser inferior a 10% das necessidades calóricas diárias.

“Em Portugal, cerca de 25% da população ultrapassa as recomendações estabelecidas pela OMS, sendo a prevalência superior nas crianças e nos adolescentes, principalmente através da adição de açúcar de mesa, doces e refrigerantes”, diz a especialista.

Para diminuir o consumo de açúcar, experimente estas táticas:

01/ Analise os desejos: Preste atenção a quando lhe dá vontade de comer. Se for sempre um impulso das 15 horas, a rotação para lanches ricos em proteínas nessa altura pode ser útil.

02/ Compreenda as suas necessidades: O açúcar pode fazer-nos sentir melhor, mas nem sempre é o melhor remédio. Quer mesmo aquela barra de chocolate? Se estiver a cambalear de uma conversa stressante, uma pausa para respirar seria mais útil. Está a lutar contra uma dor de cabeça? Isso pode significar que está a precisar de uma refeição completa.

03/ Coma bem: Os especialistas em nutrição dizem que comer bem e manter-se hidratada ajuda a evitar quebras de tensão. E quando tiver fome, comer um lanche que seja uma mistura de gordura, proteínas e fibras fará com que se sinta mais saciada.

04/ Equilibre as suas refeições: Tente manter os pratos tão diversos quanto possível – ricos em proteínas, vegetais, gorduras saudáveis e, sim, hidratos de carbono – para se sentir mais cheia e para estabilizar o açúcar no sangue.

05/ Peça apoio: Os melhores amigos podem ajudá-la a estar mais atenta e vão apoiar os seus esforços. Evite os amigos que a deixam de lado se disser não a um cocktail açucarado ou a pressionam a comer a sobremesa.

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