Menu
Inicio Saúde Saiba como pode combater a diabetes em cinco passos

Saiba como pode combater a diabetes em cinco passos

saudável - fruta - vegetais - saúde

A diabetes tipo 2 é uma doença de estilo de vida que afeta pessoas em todo o mundo e que merece especial atenção por estar intimamente ligado aos hábitos diários.

De acordo com a Dra. Susana Castilho, o sedentarismo e maus hábitos alimentares estão, geralmente, no cerne do aparecimento da diabetes tipo 2 – o tipo mais fácil de prevenir, uma vez que a diabetes tipo 1 não pode ser prevenida através da modificação dos estilos de vida, pois trata-se de uma doença autoimune, ainda, sem cura.

“Procurar ser mais ativo e comer melhor são conselhos fundamentais para a prevenção deste problema, no entanto nem sempre é fácil aplicá-los na prática”, diz a especialista.

Ainda assim, a alimentação equilibrada e prática regular de exercício físico são ferramentas chave em ambos os tipos de diabetes. No caso do tipo 2 previnem; já relativamente ao tipo 1, facilitam o bom controlo dos níveis de glicose no sangue e permitem a prevenção de outras doenças.

Eis como combater a diabetes tipo 2 em cinco simples passos:

Aprenda a saber o que colocar dentro do carrinho

Evite os alimentos que sabe que não são recomendados, como as batatas fritas. “A dieta começa no supermercado”, explica a especialista.

Passo a passo

“Procure mexer-se mais através de pequenas mudanças. Subir de escadas em vez de usar o elevador, apanhar o autocarro uma paragem à frente da habitual ou estacionar o carro um pouco mais longe de casa”, explica Susana Castilho.

Trabalho de equipa

Aderir a novos hábitos alimentares pode ser uma tarefa morosa, especialmente se estiver sozinha nessa mudança. A especialista recomenda o envolvimento de toda a família na adoção de uma dieta mais saudável.

Diga não aos fins de semana passados no sofá

Experimente combater o sedentarismo com novas abordagens e tecnologias. “Vivemos numa era tecnológica em que miúdos e graúdos passam muitas horas parados a olhar para um ecrã. No entanto, existem já vários jogos e aplicações controlados por movimentos, que permitem aliar atividade física à experiência lúdica. Desafie a família e os amigos a optar mais frequentemente por este tipo de jogos e mexa-se em frente ao ecrã!”, defende a médica.

Informe-se

Não há nada como perceber bem o problema com o qual está ou poderá vir a lidar. Pesquise e conheça casos, alternativas, dicas e até as atividades que poderá fazer, com família e amigos, para se manter ativa. “Experimente explorar o site do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da DGS. Lá certamente encontrará outras dicas úteis ou o site da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, recomenda a Dra. Susana Castilho.

Brand Story