Menu
Inicio Saúde Saiba como o Instagram está a prejudicar a sua saúde

Saiba como o Instagram está a prejudicar a sua saúde

Saiba como o Instagram está a prejudicar a sua saúde

Não é novidade que a rede social Instagram passa a ideia de vida perfeita que se reflete nas imagens de comida, paisagens ou corpos ‘de verão’. Se os utilizadores tiverem bem assentes a ideia de que nem tudo é real, não haverá um lado negativo associado à sua utilização.

Contudo, muitos são os casos, principalmente em faixas etárias mais jovens, de quem se sente pressionado por tais imagens a que se tenta alcançar enquanto estilo de vida perfeito. Porque tal é impossível, o Instagram passa de ferramenta de lazer a algo que prejudica todo o seu dia.

Assim concluiu um estudo avançado pela Royal Society for Public Health em parceira com o Young Health Movement. Tais organizações uniram-se para analisar uma amostra de utilizadores de redes sociais. O grupo mais relevante, e que mereceu uma análise mais detalhada, foi a amostra de cerca de 1500 jovens entre os 14 e os 24 anos. Deste, concluiu-se que o Instagram é a rede social que mais afeta a autoestima das mulheres.

Fazê-lo logo de manhã não é prática aconselhada

O simples hábito de visitar esta rede social logo pela manhã pode afetar o restante dia que é enfrentado por tais jovens com desânimo por saberem que não têm aquele corpo, roupas, alimentação ou mesmo disponibilidade para treinar. Mas o mesmo estudo concluiu que os indivíduos que serviram de amostra à análise não associam a sua baixa autoestima às fotos que os amigos e conhecidos publicam.

Tal leva a crer que um momento que é tido como lazer – a fazer scroll em inúmeras fotos – não é assumido como algo que nos prejudica. Esta é pois a principal noção que os autores do estudo pretendem contrariar.

A sustentar tais conclusões, são vários os casos de quem ‘anuncia’ nas próprias redes sociais que vai fazer um detox das mesmas. Desta forma, os utilizadores pretendem se auto consciencializar sobre os efeitos que advêm de tal vício.

Sem extremismos, a Women’s Health não lhe propõe que apague a sua conta de Instagram. Sugerimos sim que deixe o telemóvel de lado mais vezes. Percorra as imagens da galeria acima apresentada para saber como.


Leia também

Este é o tempo máximo que deve passar nas redes sociais

Artigo via Women’s Health Espanha

Brand Story