Menu
Inicio Beleza Saiba como eliminar a acne de vez, de acordo com os especialistas

Saiba como eliminar a acne de vez, de acordo com os especialistas

Marta Ferreira, farmacêutica e mestre em Tecnologia Farmacêutica, ajuda-nos a compreender o papel da cosmética.

Acne, celulite, queda de cabelo? Eis o poder da alimentação

Excesso de gordura dos folículos pilosos e acumulação de células da pele mortas são duas das possíveis causas do aparecimento da acne, condição cutânea que está também à mercê das hormonas, da alimentação, do estilo de vida e de agentes externos. E não é apenas um problema de adolescentes.

O diagnóstico médico, sobretudo por parte de um dermatologista, é a forma mais eficaz de entender as causas e o grau de intensidade deste problema que vai além do impacto estético – acabam por ter também um impacto penoso no bem-estar e na autoestima, independentemente da idade. A terapêutica antiacne varia consoante a pessoa, podendo, em alguns casos, ser medicamentosa. No entanto, a cosmética tem igualmente um papel importante.

Os aliados

De acordo com a farmacêutica Marta Ferreira, também autora de O Livro da Pele e do blogue A Pele Que Habito, os “retinoides (retinol e retinaldeído, fundamentalmente), ácido salicílico, niacinamida, ácido azelaico, alfa-hidroxiácidos (glicólico, lático, entre outros) e poli-hidroxiácidos (gluconolactona, ácido lactobiónico, entre outros)” são os compostos que se assumem como interessantes no combate da acne no rosto, embora deixe claro que “a eficácia de cada um está altamente dependente da sua concentração no produto final e da interação com os restantes ingredientes da formulação”.

Quanto aos ingredientes a evitar, a especialista diz que enumerá-los é uma tarefa complexa e que “mais importante do que examinar rótulos, à procura de supostos ingredientes maléficos, é importante optar por produtos adequados para pele oleosa e acneica, já que estes foram desenvolvidos a pensar no tipo de pele e necessidades destas pessoas”.

A rotina de beleza

Esta é uma das dúvidas de quem tem acne, mas tudo depende da recomendação médica. Porém, tudo começa com uma boa limpeza. Marta Ferreira aconselha um gel ou espuma de limpeza com “uma ação lavante eficaz, capaz de eliminar os resíduos de maquilhagem, células mortas e oleosidade da pele, sem deixá-la desconfortável, a repuxar, e muito menos com descamação”.

De seguida dá-se a aplicação de um protetor solar que controle a oleosidade e, à noite, “um hidratante de textura fluida ou até mesmo um sérum”, desde que sejam indicados para pele acneica. “Já quem procura uma rotina mais extensa, poderá ser interessante sobrepôr produtos, sérum e hidratante, por exemplo, ou complementar a rotina com um tónico esfoliante e/ou máscara de limpeza, tendo o cuidado de respeitar a frequência de utilização recomendada pelo fabricante”, aconselha, destacando a importância de evitar produtos que não se destinem a controlar ou combater a acne. “Uma rotina tão minimalista quanto possível” é o mais indicado quando a pele apresenta mais sensibilidade.

Brand Story