Menu
Inicio Saúde O que é mais seguro: Sabonete normal ou antibacteriano?

O que é mais seguro: Sabonete normal ou antibacteriano?

A investigação sobre a eficácia do sabonete foi coordenada pelo médico Min-SukRhee, da Korea University, Seul, e analisou a eficácia do triclosan.

sabonete

No frente-a-frente entre sabonete normal e antibacteriano, este último sai a perder: é que uma recente pesquisa concluiu que, afinal, não são mais eficazes do que os produtos comuns quando a tarefa é desinfetar as mãos.

A investigação foi coordenada pelo médico Min-Suk Rhee, da Korea University, Seul, e analisou a eficácia do triclosan, o antissético mais comum presente nos sabonetes antibacterianos, na eliminação de bactérias. O químico foi testado em 20 tipos de bactérias em 16 voluntários adultos.

As conclusões do estudo, publicado no The Journal of Antimicrobial Chemotherapy, revelaram que “não há diferença significativa entre os efeitos bactericidas de um sabonete comum e os antibacterianos quando usados em situações normais da vida”.

O triclosan é um ingrediente bactericida utilizado em vários produtos de higiene e cosmética, tendo sido alvo de controvérsia devido à sua ligação com riscos sanitários e fraca eficácia.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/saude/nao-sao-apenas-os-oceanos-tambem-nos-fomos-invadidos-microplasticos/

Brand Story