
Sempre que pensamos em açúcar pensamos num ‘veneno’ para a nossa saúde. Obesidade, diabetes, pele frágil e cáries são apenas alguns dos cenários negativos que associamos ao consumo deste ingrediente, contudo, é também preciso olhar para um potencial lado positivo do açúcar.
Quem o diz é Moses Murandu, enfermeiro em Inglaterra e impulsionador de um estudo sobre o efeito do açúcar no processo de cicatrização.
A ideia já não é nova – Moses fazia-o quando era criança, conta a BBC, e existem já estudo com mais de 30 anos sobre o tema -, contudo, o objetivo de agora é fazer do açúcar um protagonista nos cuidados hospitalares, evitando o uso desmedido de antibióticos.
Mas, como é que o açúcar pode ajudar a cicatrizar uma ferida?
A resposta é simples. Quando colocado diretamente na lesão e tapado por uma compressa, o açúcar cria o habitat húmido perfeito para que as bactérias prefiram os seus cristais ao invés da própria ferida, processo que acelera por si só a cicatrização e evita qualquer infeção.
Uma vez que a teoria de Moses soava sempre a um desenrasque, um pesquisador da Universidade de Wolverhampton decidiu levar a ideia a laboratório. E, segundo a BBC, consegui mesmo comprovar a eficácia do açúcar numa cicatrização mais célere.
O resultado inesperado valeu ao cientista um prémio da Journal of Wound Care e espera-se agora que o Serviço Nacional de Saúde britânico passe a incluir este ingrediente tão barato nos seus cuidados médicos.
Doce cicatrização
O açúcar não foi o único ingrediente doce estudado pela ciência. Em 2007, uma equipa de investigadores do Beit Cure International Hospital avaliou a eficácia do mel em feridas abertas.
De acordo com a investigação, o uso do mel melhorou a cicatrização em 23% logo após uma semana, enquanto o açúcar melhorou a cura da ferida em 39% no mesmo período.
Contudo, no que diz respeito à redução de bactérias na zona lesada, o estudo defende que o mel é mais eficaz do que o açúcar. Além disso, torna o processo de cicatrização menos doloroso.
https://www.womenshealth.pt/nutricao/culpa-acucar-oms-banir-vilao/