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O que saber antes de participar numa corrida ‘a sério’

Pode ser uma prova virtual, uma competição organizada entre amigos ou a preparação para uma verdadeira prova, quando estas voltarem a acontecer no país.

correr

‘Vou correr para ver quanto tempo aguento’; ‘hoje já aguentei mais do que ontem’; ‘já consigo correr 30 minutos seguidos’; ‘descarreguei uma aplicação de corrida’ e quando dá por si…’já corro 5km!’. É mais assim que o ‘bichinho’ da corrida se expressa sempre que faz nascer um novo corredor. Vera Ventura, personal trainer no Jazzy Life Club de Benfica, em Lisboa, já passou por isso e revê a situação em vários alunos que acompanha. À Women’s Health, conta que é assim que tudo começa. “Os objetivos começam a tomar forma, a ficar mais concretos e correr sem medir distâncias ou tempo deixa de ser opção”.

José Guimarães é da mesma opinião. O personal trainer da Goall Wellness, também em Lisboa, reconhece que “são poucos os que não sentem o apelo por um objetivo concreto” e que “quando se começa a correr, a curva de evolução é rapidíssima e muito facilmente nasce a vontade de participar nas primeira provas”.

“Quando se começa a correr, a curva de evolução é rapidíssima. Muito facilmente nasce a vontade de participar nas primeira provas”

Se concorda e já está a pensar em cortar a meta, este artigo é para si. Está mais que na hora de pensar na sua primeira prova!

O mais comum é que esta prova de estreia seja de 10km. Embora existam provas de 5 ou 7km, estas poderão ser consideradas metas intermédias. “Serão essenciais para dar aquele ‘boost’ de confiança rumo ao objetivo dos 10km”, diz José Guimarães, que é também autor do blog ‘De Sedentário a Maratonista’. É por isto que neste artigo lhe orientamos para atingir os 5km sem grandes dificuldades, para que tenha do seu lado toda a informação que precisa para chegar aos 10km sem esforços sobrenaturais.

Assim que se sentir bem a completar o 5km, é hora de colocar a questão: para quando a primeira prova de 10km? Não tenha pressa. Só fará sentido inscrever-se quando se sentir bem e confiante dentro desta distancia. É certo que não estamos a falar de uma maratona, mas importa preparar-se devidamente com treinos completos e conscientes. E porquê todos estes cuidados? Porque o mais importante é que usufrua o máximo possível de cada quilómetro da sua primeira prova. Apostamos que ficará para a sua história enquanto corredor.

Antes da prova

O conselho de José Guimarães é que comece por correr um determinado tempo ou distância standard definidos por si próprio e que evoluía a partir daí. Pode ser correr 30 minutos sem parar ou correr 1km. Pode ser sozinho ou acompanhado e pode fazê-lo apenas com uma app para o smartphone ou um relógio de fitness, que lhe forneça mais informação. O caminho é feito por si. Mas assim que se propõe a este desafio, – e desde que não haja qualquer problema de saúde que o impeça – “o atleta deve consultar um profissional da área que o irá ajudar a estabelecer um plano de treinos adaptado à sua condição física”, lembra Vera Ventura, que alega que o plano não se deve ficar pelas corridas, mas incluir também trabalho de reforço muscular, já que é assim que se evitam possíveis lesões.

Faça 10km em registo de competição, fora de uma prova propriamente dita, na qual possa competir apenas consigo mesmo. Isto vai aumentar a sua confiança, o que evitará a acumulação de stress durante uma prova para a qual não estaria preparado e de onde poderia resultar uma má performance e consequente lesão. A preparação psicológica é tão essencial quanto a física, garante o personal trainer da Goall Wellness.

Durante a prova

“Usufruir da experiência é o mais importante!”, garante José Guimarães. Nos minutos antes da partida, interiorize que tem tudo o que precisa para por em prática o treino que culminou neste momento. Não pense demasiado. Apenas desfrute do ambiente de prova que é único. Isto “dá uma motivação extra” para que garanta o seu máximo, diz-nos Vera Ventura.

Só não deixe passar aspetos importantíssimos como o consumo de água e o foco em manter um ritmo constante durante todo o percurso. “Com o entusiasmo, temos tendência em ‘exagerar’ no ritmo nos primeiros quilómetros, o que é meio caminho andado para o insucesso”, alerta a personal trainer.

Depois da prova

É bem possível que se tenha inscrito na sua primeira prova desafiado por algum amigo e companheiro de treinos. Adivinhamos? Agora, com a sensação de realização pessoal e confiança no mais alto nível, é altura de pensar na próxima prova! Calma, vai chegar a altura da sua meia maratona. Para já, pense em mais uma próxima de 10. Verá que o tempo em que terminou a sua primeira prova não lhe sai da cabeça. E vai saber-lhe muito bem bater o próprio recorde, já que agora tem um meio de comparação.

Agora sim é a sua vez de desafiar alguém a inscrever-se numa prova de 10km. Seja em modo estreia, ou não! Ou melhor, organize uma prova entre amigos, para que compitam a sério entre si.

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