Menu
Inicio Beleza Acha que sabe tudo sobre o seu cabelo?

Acha que sabe tudo sobre o seu cabelo?

Está cansada das ideias pré-concebidas sobre a saúde do seu cabelo e não consegue mantê-lo lindo e saudável? Então este artigo é para si.

Acha que sabe tudo sobre o seu cabelo?

Ter um cabelo hidratado, com aspeto saudável e brilhante é o desejo de qualquer pessoa que cuide da sua imagem. Quer tenha o cabelo longo ou curto, pintado com com a sua cor natural, preocupar-se com a sua saúde capilar e estar alerta para possíveis problemas faz todo o sentido.

No entanto, com as pesquisas no Dr. Google, é também comum que tenha uma série de informações falsas sobre como deve cuidar do seu cabelo. Falamos de uma das partes do corpo de que mais cuidamos – ou pelo menos queremos acreditar que o fazemos -, e que serve como um convite a quem nos conhece.

Na verdade, o seu cabelo pode dizer muito sobre si, mas ter mexas espantosas não é apenas uma questão de seguir as últimas tendências em cor e corte, ou usar o champô da moda. Para cuidar efetivamente, é preciso conhecer todos os segredos que os seus fios guardam e conhecê-los profundamente.

Isto, porque o cabelo implica várias particularidades e devemos prestar-lhes um pouco mais de atenção. Javier Vila, especialista em coloração, conversou com a Women’s Health e vai ajudá-la a desmistificar todos os dados que passam despercebidos no que toca à saúde capilar e que podem ajudar a melhorar o estado de saúde das melenas.

Lembre-se, no entanto, de que os nossos conselhos não substituem nunca uma consulta de dermatologia ou o a ajuda do seu hairstylist de confiança.

O cabelo cresce 15 cm por ano

Há sempre alguém que assegura que o cabelo cresce tanto como as ervas daninhas. Mas, de um modo geral, o cabelo cresce pouco mais do que um cm por mês. Tal resulta, em média, 15 cm. No entanto, não é por cortar o cabelo mais vezes que ele vai crescer mais rapidamente. Quando corta o que vai conseguir é mantê-lo mais saudável, ao eliminar as pontas estragadas e evitar que o cabelo fique estragado até à raiz.

Existem mais morenas do que loiras

Não se deixe enganar pelo que vê na rua, já que a realidade é distinta. O que acontece é que cada vez há mais pessoas a pintar o cabelo ou a fazer madeixas, pelo que os tons são misturados e o tom verdadeiro cada vez se vê menos.

A elasticidade é a chave da saúde

O cabelo tem a capacidade de se esticar até 20% do seu comprimento e isso é uma característica importante para conhecer a saúde do cabelo. Se, quando estica o cabelo ele volta à sua forma original, então está saudável. Por outro lado, se fica igual depois de o esticar, então consulte um profissional para mudar os seus hábitos.

O cabelo dura seis anos

Se tiver um cabelo saudável, é normal que os fios durem cerca de seis anos, mas podem durar mais. “Para aumentar a vida média do cabelo, é fundamental mantê-lo cuidado e usar produtos de reconstrução; sobretudo se fez algum tratamento permanente”, aconselha o especialista Javier Vila.

Pode perder cerca de 80 fios por dia

A queda de cabelo pode parecer um facto assustador, mas, de facto, por dia caem cerca de 50 a 80 cabelos. Como evitar que a queda se acentue? Não abusar de secadores e pranchas e pentear-se de forma gentil. Se vir que a sua densidade capilar diminui muito, consulte um dermatologista.

Artigo via Women’s Health

 

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story