Menu
Inicio Beleza Rugas, protagonistas da história genética

Rugas, protagonistas da história genética

Histórias que a pele conta têm como protagonistas maus hábitos ou uma genética traiçoeira

A resposta é as rugas que de ano para ano lhe surgem no corpo, e há que saber aceitá-las. Mas amar o seu corpo, e as suas rugas, não significa descurar do cuidado da pele.

Ao contrário das rugas causadas pelo fotoenvelheicmento – sim, a exposição solar intensiva e desprotegida pode mudar toda a bela narrativa na sua pele –, as rugas de cronoenvelhecimento são as que acompanham a idade e que dependem mais da genética.

Histórias que a pele conta têm como protagonistas maus hábitos ou uma genética traiçoeira. Outras, surgem apenas porque assim tem de ser.

Tal como acontece com as estrias, diz a dermatologista Vera Torres, a genética é a personagem principal. “Há peles que se mantêm firmes mais tempo, outras que enrugam muito, mesmo em pessoas que não apanharam muito sol”. A prevenção é a palavra de ordem. Para tal, existe uma “panóplia de cremes com componentes antiaging. Atenter apenas na composição química, que deve ser selecionada em função do tipo de pele e da idade”.

Não é preciso grande ciência

As mulheres mais jovens devem começar por “usar produtos muito suaves e só depois com uma densidade maior”. Tudo começa com pequenas doses de vitamina C e à medida que se vai envelhecendo há que “apostar em derivados do ácido retinoico”. Depois, opte “pouco a pouco pelos ácidos alfahidróxicos em concentrações crescentes”, explica a dermatologista. “Em clínica há de tudo, desde laser a radiofrequência, peelings químicos, preenchimento, toxina botulínica e mesoterapia com ácido hialurónico e vitaminas”. Assim enumera a especialista do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Mas antes de apostar nestes tratamentos, foque-se na prevenção que tem como base os cremes anti-aging. Assim, a sua história genética não deixa de ser contada, mas é feito de forma mais suave e cuidada.


Leia também:

Quatro ‘ingredientes’ que prometem travar as rugas

Brand Story