Menu
Inicio Uncategorized Rotinas de beleza para aplicar… já!

Rotinas de beleza para aplicar… já!

Inês Santos Alves
Rotinas de beleza para aplicar... já!

Esta coisa da beleza tem que se lhe diga. Na verdade, não há nenhum truque que funcione única e exclusivamente por si próprio, sem repetição (continuidade), sem integração (a uma cadeia de cuidados ou gestos e opções conscientes). A beleza – ou a melhor versão de nós mesmas – não é difícil de alcançar. Se o quisermos.

O primeiro passo para uma melhor rotina de cuidados diários – quer seja uma pele mais luminosa, um corpo mais saudável (e não apenas atraente ou definido; isso é consequência óbvia de uma série de ações, nunca será a ‘ação’ em si), ou uma mente mais sã (equilibrada e tranquila, forte e preparada para os desafios diários), o primeiro passo é QUERER. Tirar tempo para pensar nisso, ler, inspirarmo-nos, preocuparmo-nos em fazer opções mais conscientes (sem sermos demasiado rígidas connosco). Se assumirmos um compromisso connosco, quase sempre vamos conseguir. Mas também vamos falhar. Não faz mal. No dia seguinte fazemos melhor. (e, acreditem, fazemos)

Ninguém é perfeito, não existem vidas perfeitas. Todas nós temos ritmos muito específicos e diferentes, há dias mais complicados que outros. Mas vamos por partes.

Para quem, como eu, trabalha por turnos (e trabalha muitas vezes a noite inteira, chegando apenas de manhã), importa: 1. DORMIR. O repouso é tão ou mais importante do que o treino, do que o trabalho. A pele recupera e regenera-se, a nossa cabeça reorganiza-se, o nosso corpo restaura-se. Portanto, na minha vida, o descanso faz cada vez mais sentido, quando devidamente conciliado com o 2. TREINO e a 3. ALIMENTAÇÃO. Se tenho uma alimentação demasiado rígida? Não. Se faço asneiras? Faço. Mas procuro ter uma dieta equilibrada na maior parte dos dias e em dias em que os treinos me exigem um desgaste calórico maior, permito-me à asneira. Porque às vezes me apetece. E é importante fazer o que nos apetece (right?).

Passando para os truques de beleza para a pele, para o rosto. A nossa pele é quase sempre resultado do nosso estilo de vida (se, evidentemente, não existirem ‘problemas’ associados). 4. BEBO muita água diariamente (acreditem, faz diferença) e tenho sido criteriosa (desde há muito) nos produtos que utilizo no rosto. Comparo os produtos muito ao treino e aos exercícios: os mais naturais, bem executados (neste caso com a composição certa), são quase sempre os melhores (não é preciso inventar muito).

Os meus produtos estão todos guardados no frigorífico (sempre, desde sempre). Porque a sensação no rosto aquando da aplicação é… maravilhosa! (experimentem). Sobre a rotina básica diária: limpeza com leite de limpeza ou água micelar, aplicação de tónico (para equilíbrio de pH), aplicação de ampola antioxidante ou sérum noite (ampola), aplicação de creme de dia ou creme lift noite, seguido de creme de olhos e protetor solar (no caso de ser de dia). Sou fiel a uma linha natural concebida com base na spirulina (cremes).

Tenho dois truques que cumpro religiosamente todas as semanas: aplicação de máscara de argila purificante ou peeling caseiro para esfoliação e máscaras de hidrogel para hidratação profunda (quando a pele está efetivamente ‘ressequida’ do ar rarefeito ou eventualmente da poluição). Não me maquilho muito – apesar do meu trabalho me exigir alguma maquilhagem. Invisto nos cremes. Tenho uma base escolhida para deixar a minha pele respirar e junto-lhe máscara de pestanas e batom. Por esse motivo, por me maquilhar pouco, apenas recorro à esfoliação uma vez por semana. Para evitar agredir a pele e evitar que ela se torne – ainda mais – oleosa. (é mista com tendência a oleosa)

Nunca fiz nenhuma cirurgia nem tratamento estético mas estou muito tentada a avançar para a aplicação de ácido hialurónico no rosto para suavizar as rugas de expressão ou qualquer outro tratamento que potencie a recuperação do colagénio. Em estética, faço anualmente uma limpeza de pele profunda.

Não ficarei por aqui. Os cuidados vão-se adaptando ao tempo, à idade e às nossas necessidades diárias. E a tecnologia está sempre a avançar em nosso favor e benefício, mas convém reter isto: o mais importante é prevenir, trabalhar de dentro para fora e não (nunca) exagerar. A coerência também é a chave desta coisa tão geral que entendemos por beleza.

 

Por

Inês Santos Alves,

Instagram @ ineslisboncover

Brand Story