Menu
Inicio Novidades Neste restaurante japonês, não há alergia que resista

Neste restaurante japonês, não há alergia que resista

O IKEDA Japanese Cuisine, no Porto, é agora um restaurante ‘Food Allergy-Friendly’.

O que é uma alergia alimentar? Como proceder de forma segura contra tais riscos? E como prevenir a contaminação? Estas são questões que nem sempre surgem numa cozinha – seja em casa ou num restaurante. Mas estão sempre presentes na mente de quem sofre de alergia alimentar.

Embora se limitem frequentemente a comer fora, contra o risco de algum acidente, uma cliente do restaurante IKEDA ‘arriscou’ ir lá comer e pela falta de informação sobre alergénicos, alertou para a necessidade de maior consciencialização sobre o tema na área de restauração.

A crítica foi registada pela gerência que procurou contornar a situação através de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Junto de especialistas na matéria, a equipa do restaurante recebeu uma completa formação que garante as bases para que, independentemente das alergias alimentares de que se sofra, qualquer um possa usufruir de toda a carta de forma segura.

Uma carta mais consciente

A partir de agora, além de práticas de cozinha conscientes dos possíveis riscos, o IKEDA conta com uma carta onde se informa sobre a potencial presença de alergénicos. Ainda, os métodos de confeção utilizados visam a prevenção da contaminação e exposição acidental a certas substâncias, aquando de um pedido especial.

Nas palavras de Renata Barros, coordenadora do curso de Alergia Alimentar na Restauração, Hotelaria e Turismo da referida instituição, o restaurante japonês torna-se assim uma referência nacional. A especialista espera agora que o exemplo seja tido por outros espaços.

Aberto desde julho de 2017, o IKEDA mantém-se na Rua do Campo Aberto, no Porto, num espaço que se divide em três salas – exterior, interior e privada.

Conheça o ambiente, bem como alguns pratos da carta, ao percorrer as imagens da galeria acima apresentada.

Brand Story