Menu
Inicio Saúde Por que é que a ressaca depois dos 30 é tão má?

Por que é que a ressaca depois dos 30 é tão má?

Todas nós gostamos de jantares e festas, não é verdade? Mas não gostamos nada da ressaca que causam, especialmente quando já temos 30 anos.

Por que é que a ressaca depois dos 30 é tão má?

Todas nós gostamos de jantares e festas com amigos, não é verdade? Mas não gostamos nada da manhã seguinte, especialmente se for a meio da semana e vier acompanhado de uma tremenda dor de cabeça, enjoos e até mesmo mal-estar corporal.

A ressaca é a consequência mais direta do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas tende a ser mais penosa e duradoura com o passar da idade. Se no auge dos 20 anos conseguíamos lidar bem com uma ligeira dor de cabeça que durava apenas algumas horas, a partir dos 30 a ressaca teima em ficar por dois ou mais dias. Mas, porque é que isso acontece?

Na prática, explicam vários médicos em declarações à Women’s Health dos Estados Unidos, são muitos os fatores que contribuem para uma ressaca mais intensa e o simples facto de estarmos em plena época férias é um deles, pois o nosso fígado não tem a capacidade de lidar com tantos excessos de uma só vez.

Além disso, “à medida que envelhecemos, as nossas células deixam de ser capazes de processar as toxinas como o faziam quando éramos mais novos”, revela o médico Fred Googgans.

Mas a culpa não é apenas da nossa ‘máquina’ interna e do peso da idade. Uma vez que o sedentarismo tende a ser mais frequente à medida que envelhecemos, os maus hábitos associados a isso são também mais recorrentes, incluindo-se aqui a escassa ingestão de água, um dos fatores com mais peso na intensidade de uma ressaca. Além disso, a própria ingestão de álcool tem um efeito diurético que pode provocar desidratação.

Como é também a partir dos 30 que as responsabilidades e todo o stress a elas associado não param de crescer, as más noites de sono passam a ser rotineiras e isso é um outro fator a pesar na balança da ressaca.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/truque-combater-a-ressaca/

Brand Story