Menu
Inicio Running Respiração na corrida. Esta é a técnica a seguir

Respiração na corrida. Esta é a técnica a seguir

Enquanto corredora poderá colher alguns benefícios ao adotar alguns simples passos.

Febre do running? 5 pontos a reter

Sabe aquele desconforto abdominal que tão comummente sente durante a corrida? Chamamos-lhe de ‘dor de burro’, rogamos-lhe pragas e continuamos a correr sem pensar na origem do problema.

A verdade é que este transtorno aparece quando se respira de forma irregular ou com excessiva força. As causas estão relacionadas com uma insuficiente irrigação do diafragma. Para evitá-lo, baixe a velocidade e mude o ritmo respiratório. Em suma, controle a respiração.

Algo tão simples, que fazemos por toda a vida, pode no entanto levantar questões quando somos obrigados a controlar aquela ação. António Sousa, coordenador técnico do Gabinete de Fisioterapia do Desporto – Running, dá uma ajuda neste sentido.

“O mais natural possível”

“Na corrida, a respiração deve ser o mais natural possível. Aumentamos a intensidade e, naturalmente, a necessidade de oxigénio para o trabalho muscular aumenta, a frequência cardíaca aumenta e os ciclos respiratórios são mais curtos. A duração dos ciclos respiratórios está naturalmente associada à intensidade do esforço”, refere o especialista.

Também José Lópes Chicharro tem uma dica a partilhar. Para o fisiologista, um dos segredos de uma runner está no controlo da sua musculatura respiratória. Este é o truque, para melhorar a corrida sem sobrecarregar as pernas. Quando corre a um nível aeróbico ou moderado durante um período longo, o ritmo baixa não só por fadiga muscular, mas também pulmonar. “O motivo é o cansaço dos músculos inspiradores (sendo o principal o diafragma, que se contrai na inspiração) e os músculos locomotores (pernas), que competem pelo oxigénio, que escasseia quando aumentamos o ritmo”, acrescenta.

A pergunta que impera é: Como respirar bem?

Cada um de nós tem um ciclo respiratório diferente, em função da nossa genética, da nossa forma física… Enquanto corredora poderá colher alguns benefícios ao adotar alguns simples passos. Percorra a galeria de imagens acima apresentada e saiba que passos são estes.

Brand Story