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Resoluções de ano novo: 12 dicas para ser mais feliz em 2022

A felicidade está à distância de uma dança.

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Sabe como é: algumas manhãs acorda-se com a energia e entusiasmo. Outros dias, nem tanto. É por isso que pesquisámos estas estratégias poderosas (e exequíveis) para colocar um sorriso na sua cara.

01/ Fotografe mais

Tire umas fotografias da próxima caminhada ou passeio de bicicleta que fizer. Um estudo publicado na revista científica Journal of Personality and Social Psychology monitorizou mais de 2.000 participantes ao longo de nove experiências e descobriu que aqueles que passaram tempo a capturar uma experiência realmente gostaram mais do que as pessoas sem máquinas fotográficas.

02/ Beije mais

Quando beijamos alguém, os nossos cérebros criam um cocktail químico de dopamina, oxitocina e serotonina, as hormonas que promovem a felicidade. Mwah, mwah!

03/ Dê corda à sua voz

Se já fez karaoke com amigos no bar, ou até mesmo em casa, vai adorar esta dica: cantar num coro é um boost para o humor, diz a Universidade Johann Wolfgang Goethe. Procure um grupo local e abrace a Beyoncé e Dua Lipa que há em si.

04/ Faça um ato aleatório de bondade

Caminhe com o cão do seu vizinho, ajude alguém a levar as compras para o carro ou inscreva-se para fazer voluntariado. Independentemente do que fizer, uma revisão de 27 estudos que analisam a ligação entre a bondade e a felicidade mostrou que ajudar os outros é um caminho seguro para a felicidade.

05/ Dê à sua secretária uma transformação verde

Porquê? Adicionar uma ou mais plantas pode incentivá-la a ficar mais comprometida psicologicamente e, portanto, mais feliz no seu local de trabalho ou em casa, dizem os investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido. Os cientistas descobriram que os trabalhadores de escritório não só eram mais miseráveis em espaços vazios, como 15% menos produtivos. Apanhe um pouco de ar fresco na sua hora de almoço ou vá simplesmente dar um passeio. Apenas 10 minutos num ambiente natural pode aliviar o stress e a ansiedade.

06/ Dance

dançar Há uma razão para se sentir tão bem depois de um treino de dança. A atividade liberta endorfinas e ativa os centros de prazer do nosso cérebro. De facto, investigadores das universidades de York e Sheffield, no Reino Unido, descobriram que quando pediam às pessoas para ouvirem música, aqueles que também eram incentivados a dançar, relataram sentir-se mais felizes depois.

07/ Desfrute de uma dose de vitamina N

Estamos a falar de nostalgia. Em tempos de instabilidade e incerteza, relembrar os velhos tempos pode proporcionar conforto e ajudar-nos a encontrar sentido, dizem os investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Está na hora de abrir o baú para revisitar álbuns de fotos antigas ou pode também optar por ver um filme antigo que lhe traga boas memórias ou fazer uma maratona de Friends.

08/ Diga obrigada

A gratidão é uma base de psicologia positiva, por isso faça em casa o exercício ‘Três Coisas Boas’. Recomendado pelo Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia-Berkeley, envolve escrever sobre três coisas que lhe correram bem naquele dia. Trata-se de apreciar os grandes e pequenos momentos.

09/ Veja vídeos de gato

mulher, telemóvel As imagens felinas são uma opção possível para se sentir mais animada. A pensar sobre as descobertas de que brincar com animais de estimação é bom para a sua saúde, uma equipa da Universidade de Indiana descobriu que as emoções positivas eram mais altas em humanos depois de ver gatos a jogar snooker no YouTube.

10/ Acenda uma vela perfumada

Especificamente, um aroma amargo de laranja ou lavanda. Estes cheiros podem ajudar a aliviar a ansiedade e aumentar a positividade, segundo investigadores da Universidade Médica de Viena, Áustria, que estudaram pacientes antes de estares se submeterem a procedimentos dentários.

11/ Compre flores amarelas

Ou procure um vestido amarelo, cachecol, vaso ou parede pintada, se preferir. Convidar a tonalidade ensolarada para a sua órbita pode fazê-la sentir-se mais alegre, relatam investigadores da Universidade de Vrije de Amsterdão. Não é fã do amarelo? Verde também é uma boa escolha.

12/ Seja amiga dos patudos

cão, correr Um brinde especial aos patudos nas nossas vidas: eles fazem-nos mais felizes só por partilharmos o nosso espaço e amor com eles. E nós também ficamos a ganhar com esta relação. Um artigo da Universidade do Missouri-Columbia sugere que acariciar animais de estimação por apenas 15 minutos pode libertar serotonina e prolactina. Nenhum companheiro canino para sair? Há vários animais à espera de serem adotados nos canis municipais e associações responsáveis.

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