Menu
Inicio Saúde As redes sociais fazem isto à memória

As redes sociais fazem isto à memória

Mais uma razão para moderar a utilização destas plataformas.

nossa memória
nossa memória

De acordo com uma nova investigação, a utilização de redes sociais poderá estar a afetar a qualidade da nossa memória.

O estudo, publicado no Journal of Experimental Social Psychology , descobriu que aqueles que documentam e partilham as suas experiências nas redes sociais acabam por formar memórias menos precisas desses momentos.

O grupo de pesquisa explorou a forma como atividades como tirar fotografias e gravar vídeos nestas plataformas afeta a ligação, diversão e memória que o indíviduo tem com as experiências vividas.

Os resultados mostraram que apesar de a partilha nas redes sociais não afetar o nível de diversão ou envolvimento no momento a memória foi afetada em cerca de 10% nos casos em que houve uma exteriorização do momento.

 

O impacto da tecnologia nas nossa memória

Segundo os especialistas envolvidos no estudo, as redes sociais não são as únicas culpadas desta situação. O que acontece é um resultado do processo de exteriorização da experiência – ou seja reproduzi-la de qualquer forma –, o que faz com que o indivíduo perca uma parte da experiência original.

Os resultados estão baseados na pesquisa do conceito de memória transacional. Antes da Internet, a informação era distribuída de forma intuitiva entre a mente e uma espécie de armazenamento externo (livros e especialistas). Com o avanço tecnológico, a informação tornou-se de mais fácil acesso e isso está a fazer-nos esforçar menos para reter conhecimento.

O presente estudo sugere que este processo afeta a memória experimental. Com a chegada dos smartphones e redes sociais, acabamos a exteriorizar não só conhecimento, mas também a memória das nossas experiências mais divertidas.

O resultado? As boas memórias ficam preservadas nos nossos dispositivos, mas o que fica na nossa mente é diminuído.

Por isso, não se esqueça de viver o momento: deixe o telemóvel dentro da mala no próximo jantar com a família ou encontro de amigas e usufrua (realmente) do momento.


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/living/ha-vitamina-pode-ajudar-recordar-os-sonhos/


 

Brand Story