Menu
Inicio Saúde Quais são os reais perigos das doenças autoimunes?

Quais são os reais perigos das doenças autoimunes?

A começar, um dado assustador, mas real: as doenças autoimunes são uma das principais causas de morte em mulheres com menos de 65 anos.

A começar, um dado assustador, mas real: as doenças autoimunes são uma das principais causas de morte em mulheres com menos de 65 anos. Exatamente por isto, o Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) revela que um dos principais problemas que o sistema de saúde enfrenta no âmbito destas patologias prende-se com a dificuldade de reconhecimento e diagnóstico deste tipo de patologia.

O motivo? Muitas vezes confundidas com outras doenças, o que leva à necessidade de detetá-las o mais cedo possível, de forma a assegurar que as pessoas que sofram destes problemas possam viver mais e com melhor qualidade de vida.

As doenças autoimunes são um grupo de mais de 100 doenças, entre as quais a diabetes tipo 1, o lúpus eritematoso sistémico, a artrite reumatoide, entre outras. Estas caraterizam-se por envolverem qualquer órgão ou sistema do organismo.

Atualmente atingem, na sua maioria, três vezes mais mulheres do que homens.

 

O especialista: António marinho Internista e coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI).

Brand Story