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Quer deixar de roer as unhas? Saiba o que pode ajudar

Se quer mesmo parar de roer as unhas, este artigo é para si.

Quer deixar de roer as unhas? Saiba o que pode ajudar
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Roer as unhas ou onicofagia é um hábito viciante e amplamente conhecido, embora tenha má reputação devido às consequências que implica.

Além de deixar as mãos com mau aspeto, roer as unhas tem impacto nos dentes, na pele e nos dedos, podendo até provocar infeções. Embora este hábito não seja necessariamente um problema patológico, quem o faz pode muitas vezes ser ridicularizado ou estigmatizado por terceiros.

A onicofagia é muito comum em crianças, podendo o hábito prolongar-se para a adolescência e idade adulta, assumindo durações, intensidades e frequências distintas.
Sobretudo em tempos incertos como os que vivemos, não deixe que a ansiedade e as inseguranças levem a melhor. Comece por identificar as causas do problema e acabe com este hábito – de vez!

Qual a razão de roer as unhas?

A onicofagia está frequentemente associada à ansiedade, podendo muitas vezes estar relacionada com “tédio, fome, stress ou outras emoções negativas como a solidão”, ocorrendo normalmente de “forma automática e repetitiva”, como afirma Catarina Dias, psicóloga na MEDISIGMA.

De acordo com a profissional, roer as unhas “pode ser considerada uma reação para compensar a instabilidade emocional ou como forma de lidar com a exigência social, profissional ou até mesmo familiar”.

A especialista explica que este hábito funciona como uma distração dessas emoções, trazendo uma sensação de prazer ou alívio, embora “a manutenção deste comportamento se possa traduzir muitas vezes em vergonha e frustração pela dificuldade de o deixar”, conclui.

É possível deixar de roer as unhas?

Definitivamente! Existem vários truques para deixar de roer as unhas, ainda que o acompanhamento profissional tenha um papel-chave na reversão do hábito.

Ainda que as técnicas ou modelos utilizados possam diferir, é certo que “a motivação é um elemento-chave para o processo, bem como a promoção da autoestima e autoconfiança”, afirma a psicóloga.

Não desista! Confira as dicas da Women’s Health para se livrar deste hábito o quanto antes.

1. Assuma o problema

“É fundamental a consciencialização do próprio sobre o comportamento de roer as unhas”, explica Catarina Dias. Por se tratar de um hábito irracional, é preciso “ter consciência de que existe e o que afeta”, conclui.

2. Faça uma manicure em gel ou imersão em pó

O gel endurece as unhas e dificulta o hábito de roer. Além disso, ao ver as unhas arranjadas e com bom aspeto pode sentir-se mais motivada a deixar de as roer. A imersão em pó tem uma boa durabilidade e ajuda a evitar o hábito de levar os dedos à boca.

3. Mantenha as unhas curtas

As unhas cortadas junto à pele são menos satisfatórias de roer, sendo por isso uma excelente forma de controlar o estímulo.

4. Use verniz com sabor desagradável

Estes vernizes podem ajudá-la a deixar de roer as unhas devido ao seu sabor desagradável, atuando como “um estímulo aversivo” para evitar o comportamento, explica a especialista.

5. Evite ter as mãos expostas

Usar luvas é uma excelente opção no inverno, pelo que pode aproveitar os dias frios para cobrir as suas mãos e evitar pensar em roer as unhas. Em casa, pode optar por enrolar pensos rápidos nas unhas. Embora não seja a opção mais estética, pode ajudar a combater o vício.

6. Mantenha as mãos ocupadas

Mesmo que esteja no sofá ou a descansar, mantenha as mãos ativas com uma bola anti-stress, um fidget spinner ou um elástico. Assim, ocupa as mãos com uma nova atividade e terá menos tendência para roer as unhas.

7. Masque uma pastilha

Embora esta opção também tenha algumas contrapartidas menos positivas, mascar pastilha também é uma boa ideia para evitar roer as unhas em momentos de tédio ou ansiedade. Neste caso, escolha pastilhas não açucaradas.

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