Menu
Inicio Nutrição O queijo não é todo igual. E esta comparação tem as provas

O queijo não é todo igual. E esta comparação tem as provas

São vários os tipos de queijo que temos à disposição: magro, meio-gordo ou gordo, de vaca, de cabra ou uma mistura de ambos, fatiado ou em bola…

Mas, como lhe dissemos aqui, nem todos são os mais indicados quando o objetivo é ter um estilo de vida saudável.

Saber comparar os vários tipos de queijo é meio caminho andado para perceber qual o mais indicado para o nosso objetivo e a nutricionista Mariana Abecassis ajuda-nos a perceber o valor nutricional dos vários tipos de queijo à venda (basta ver tudo nas imagens acima).

Segundo a especialista, os queijos que “são constituídos maioritariamente por gordura e proteína e são pobres em hidratos de carbono”. Porém, os “queijos de soro de leite são geralmente mais equilibrados para fazer parte da nossa alimentação no dia a dia”.

E isto porque, explica, “são menos gordos, menos calóricos e apresentam uma melhor relação gordura-proteína”.

 

“Tão importante como a escolha do queijo, é a dose em que se consome!”

Para que o consumo de queijo seja benéfico para a saúde e forma física, importa prestar atenção não apenas ao tipo de queijo que se escolhe, como também à quantidade que se consome.

“Se estivemos a falar em queijo como acompanhamento para o pão: os triângulos de queijo ou o queijo creme, apresentam um teor der gordura médio a elevado, tendo uma composição por 100 gr menos apelativa do que outros queijos”.

Contudo, continua, “são consumidos (geralmente!) em doses menores, por isso como resultado final houve um menor consumo de gordura e calorias”.

Os queijos que são comercializados em doses individuais podem ser uma boa aposta, pois “têm a vantagem de ajudar a quantificar e a controlar melhor a porção”.

“Assim na hora da compra deve lembrar-se que o queijo é uma fonte de gordura animal e como tal deve ser consumido com moderação! Devemos ter em conta não só o teor de gordura, mas também a dose em que o vamos consumir”, aconselha.

Quer saber o que esconde cada queijo? Veja tudo nas imagens acima.

[Nota: Os valores apresentados pela nutricionista Mariana Abecassis são de referência e podem variar de marca para marca]

 

https://www.womenshealth.pt/nutricao/melhor-queijo-magro-queijo-meio-gordo/

Brand Story