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Queda de Cabelo: nutrientes importantes

A alimentação tem um impacto determinante na saúde do seu cabelo. Saiba tudo!

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O cabelo tem um papel relevante na nossa imagem, reflete o nosso estado de saúde e estilo de vida. Tem como principal função proteger a pele da exposição solar e atuar como isolamento térmico. Estima-se que um adulto possui entre 100 mil a 150 mil cabelos no couro cabeludo.

Podemos perder cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia, e este tipo de queda natural do cabelo acontece principalmente em determinada fases do ano, como as mudanças de estação. No entanto, as causas para um cabelo fraco ou para a queda de cabelo podem ser variadas, dos quais se destacam fatores como desequilíbrios alimentares, dietas mais restritivas, alterações hormonais, stresse crónico e o processo natural de envelhecimento. Há também causas externas provocadas pela utilização de produtos ou tratamentos capilares químicos mais agressivos.

Nutrição & Cabelo

A alimentação e o estilo de vida desempenham um papel fundamental na preservação do fio capilar e prevenção da queda de cabelo.

Os micronutrientes, como as vitaminas e minerais, desempenham um papel no desenvolvimento do folículo capilar. São ainda necessárias mais investigações para clarificar a ação específica destes nutrientes, contudo, sabemos que as deficiências nutricionais podem representar um fator de risco para o desenvolvimento de uma queda de cabelo acentuada.

O cabelo é composto por filamentos proteicos e a sua matriz interior (denominado córtex) é composta por água, lípidos e melanina (pigmento responsável pela cor). A prática de uma alimentação variada e equilibrada, é por isso muito importante para fornecer todos os nutrientes que mantêm um cabelo saudável. Alguns nutrientes essenciais são:

– Proteínas (fornecem aminoácidos);

– Minerais (como o zinco, selénio e ferro);

– Vitaminas (como a vitamina C e vitaminas B, como a biotina);

– Ácidos gordos ómega-3;

– Água, é essencial manter uma hidratação adequada durante o dia.

– Destaca-se também o colagénio, uma proteína estruturante, que fornece aminoácidos e que se encontra presente na derme – camada da pele onde se encontram os folículos pilosos.

Cuidados complementares

O stress é um dos fatores que contribui para a queda de cabelo, assim devemos procurar estratégias para minimizar as situações de stresse: opte por reservar tempo no seu dia para praticar exercício físico e para atividades de lazer.

Deve também evitar a utilização de produtos e tratamentos capilares inadequados e/ou agressivos, assim como o uso excessivo de fontes de calor. Alguns cuidados podem ainda ajudar: lavar o cabelo com água morna, de forma a não agredir o couro cabeludo, e enxaguar por completo. Deverá escolher produtos cosméticos adaptados ao seu tipo de cabelo e couro cabeludo, e se possível, de cosmética biológica.

Caso a situação (queda de cabelo) se torne recorrente ou crónica, recomenda-se a procura de um dermatologista, no sentido de haver uma avaliação e tratamento direcionado.

Os aliados

 

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Por: Rita Silva, nutricionista do Celeiro. Produtos à venda no site e lojas Celeiro.

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