
‘Adoro sushi! Existem benefícios em comer tanto peixe cru?‘ a questão foi nos enviada por uma leitora e sabemos que a dúvida não é, de todo, um caso único. É sim uma questão partilhada por todos os que não resistem a um bom buffet japonês. E sim, sabemos que e que por vezes tenta esquecer a questão com receio de não gostar da resposta.
Para que não hajam mais dúvidas, Patrícia Segadães, nutricionista na Clínica de Implantologia Avançada no Saldanha, Lisboa, esclarece:
“O sashimi (fatias de peixe cru) é um tipo de confeção muito saudável, uma vez que – tradicionalmente – não envolve frituras ou adição de gorduras de má qualidade. Por isso contamos apenas com a gordura de excelente qualidade presente no peixe”, refere.
“Quando falamos de peixes gordos como o salmão, muito utilizado nas preparações de sushi, falamos de um peixe que tem teores de ácidos gordos ómega 3 bastante elevados, difíceis de igualar em qualquer outro alimento”, explica a nutricionista, que continua: “Comer sushi é também uma excelente forma de consumir algas (folhas de nori), ricas em iodo, fibras, cálcio, ferro e potássio. O molho wasabi, de sabor forte e intenso, é também uma mais-valia, pois apresenta um baixíssimo valor calórico e contém fortes propriedades antisséticas e antibióticas”.
Por fim, o gengibre. “Outro dos ingredientes sempre presentes em pratos de sushi, contém um sabor ligeiramente doce, refrescante e picante. Este alimento é um ótimo aliado para qualquer alimentação saudável, já que é um excelente anti-inflamatório natural e ajuda a uma boa digestão”
Leia também: