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Quantas vezes devemos treinar para ver benefícios?

Investigação encontrou regularidade ideal para as sessões de treino.

De acordo com uma nova investigação publicada na Journal of Physiology, o ideal é treinar quatro a cinco vezes por semana se o objetivo for aumentar o número de anos de vida.

A equipa responsável por este estudo analisou mais de 100 pessoas. Todas elas tinham 60 ou mais anos e foram divididas em 4 categorias. Os sedentários (aquelas que treinavam menos de duas vezes por semana); casuais (que treinavam entre duas a três vezes por semana); empenhados (aqueles que treinavam quatro a cinco vezes por semana); e atletas (aqueles que treinavam seis a sete vezes por semana).

 

Os benefícios do treino regular

A análise foi feita à espessura das artérias – um indicador que permite avaliar o risco de doença cardiovascular. Daí se descobriu que realizar exercício de forma casual ajuda a manter as artérias médias em boa forma. Contudo, o grupo de ‘empenhados’ registou, além disso, boas artérias centrais – responsáveis por levar o sangue ao peito e abdómen.

É preciso ter em conta que, além do exercício, há outros fatores (da rotina alimentar ao estilo de vida) que afetam diretamente a saúde do coração. Adicionalmente, o presente estudo não analisou o tipo de exercício praticado pelos participantes. Isto significa que não sabemos se uma aula de treino HIIT de 30 minutos é tão benéfica como uma sessão de corrida com a mesma duração.

A conclusão? Se conseguir treinar quatro a cinco vezes por semana, o seu coração vai agradecer e muito! Contudo, se esta regularidade for impossível, estabeleça como meta fazer duas a três sessões de exercício por semana – já é um ótimo começo!

 

 

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