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Sabe qual é a quantidade ideal de água que deve beber no verão?

A quantidade de água ideal que deve consumir por dia não varia apenas com os dias quentes, mas também com a humidade, a atividade física e a sua altura.

beber água

Todos conhecem a regra dos oito copos de água por dia para uma hidratação adequada. Embora não seja exata e tenha muitas nuances, serve como um bom lembrete para evitar a desidratação.

Contudo, o que acontece quando as temperaturas aumentam? Devemos aumentar a quantidade de água ingerida?

Qual é a quantidade de água que se deve beber no verão?

De acordo com as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos, a ingestão diária adequada de líquidos num clima temperado deve ser de aproximadamente 3.7 litros por dia para os homens e 2.7 litros para as mulheres.

Este pode ser um bom indicador para se orientar, mas isso não significa que se deva aumentar a ingestão de copos de água para que se chegue a esses números, pois as refeições (especialmente as de verão) costumam contribuir com até 20% dessa quantidade ou até mais se a dieta alimentar for rica em frutas e vegetais.

Além disso, as bebidas não diuréticas, como café, chá ou sumos, ajudam a atingir esse objetivo saudável.

Uma das variáveis que aumenta a necessidade de beber água é o aumento da temperatura, visto que, a desidratação também é maior nesta altura. A transpiração implica a necessidade de repor líquidos. Logo, em locais com verões quentes, como na zona central e litoral da Península Ibérica, a quantidade de água habitualmente ingerida deve ser aumentada, bem como nos arquipélagos. No norte, quando há ondas de calor.

Outro dos aspetos que se deve ter em conta é a humidade do local. Viver numa ilha com altas temperaturas multiplica a necessidade de beber mais água. Em alguns casos, a humidade pode ‘enganar’ a sensação de sede, mas isso não significa que deva diminuir a quantidade de água ingerida.

Além disso, é necessário redobrar a quantidade de água quando faz exercício físico no verão. “Se fez algum tipo de exercício físico que o fez transpirar, vai precisar de beber mais água para cobrir a perda de líquidos. É importante beber água antes, durante e depois do treino”, recomendam especialistas da Mayo Clinic.

Contudo, é preciso que exista um equilíbrio. Não é necessário que beba uma quantidade infinita de água enquanto faz desporto. “Às vezes, os atletas bebem muita água na tentativa de evitar a desidratação durante os exercícios físicos prolongados ou intensos”, alertam os mesmos especialistas.

O último ponto a ter em consideração é a sua altura. Sim, quanto maior o corpo for, mais água este precisará.

No entanto, não existe um número ideal para a quantidade de água que deve ingerir. “Para algumas pessoas, menos do que oito copos por dia podem ser suficientes, enquanto para outras é preciso ser mais”, explicam os especialistas da Mayo Clinic.

O principal conselho é ouvir os sinais do seu corpo. “Quando se tem sede, beber é água é algo agradável, assim como beber quando já estamos cheios é desagradável”, diz o médico Michael J. Farrel num estudo sobre as respostas do cérebro à ingestão de água.

Sinais de que a quantidade de água é adequada

Os sinais são simples e fáceis de observar. Se não tem sede e a urina é incolor ou num tom amarelo claro tudo indica que a ingestão de líquidos está adequada.

Se a urina estiver escura, é um sinal de que provavelmente as substâncias estão a acumular-se nos rins e que o sistema renal precisa de mais água para drenar o corpo. Se a cor persistir apesar de beber mais, consulte um médico.

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