Menu
Inicio Saúde É por isto que quando tem fome fica de mau humor

É por isto que quando tem fome fica de mau humor

Não, esta não é uma ideia apenas da sua cabeça! Quando temos fome, o nosso estado de espírito altera-se e ficamos mesmo de mau humor.

fome

A fome é uma sensação que se apodera de nós de uma forma incontrolável. À medida que vamos conhecendo melhor o nosso corpo, também vamos entendendo quando precisamos de mais ou menos comida. Apesar de as opiniões sobre a quantidade de vezes que devemos comer por dia divergirem, o certo é que não devemos passar fome.

Quando o organismo pede energia, que obtemos através da alimentação, é normal sentirmos alguns sintomas como a falta de concentração, irritabilidade e, sobretudo, mau humor. Não, esta não é uma ideia apenas da sua cabeça! Quando temos fome, o nosso estado de espírito altera-se. Esta foi também a conclusão de um estudo da Universidade de Guelph, no Canadá.

O estudo

Os investigadores descobrirem que um estado de hipoglicemia é gerador de stress tanto a nível físico como a nível psicológico. Assim, este estudo debruçou-se sobre o impacto dos diferentes níveis de açúcar no sangue e o estado de humor. Para tal, os investigadores utilizaram ratos e testaram as consequências no organismo dos animais, de ter uma quebra repentina dos níveis glicémicos.

“Quando as pessoas pensam nos efeitos do humor e do stress, normalmente pensam nas questões psicológicas e não necessariamente nos fatores metabólicos”, explica Thomas Horman, o principal investigador do estudo. O estudioso afirma ainda ter encontrado provas da influência da alimentação nos estados de humor. Os animais que foram injetados com um inibidor de metabolismo, que reduziu os níveis de glicemia, mostraram maiores sinais de stress, ao terem uma maior concentração de corticosterona (uma hormona ligada ao stress), no organismo.

Esta pesquisa conclui, então, que os animais que estavam num estado de hipoglicemia mostravam-se mais stressados. A nutrição pode, por isso, ser uma forma de evitar estados mais depressivos e até stress, mas é necessário ter em mente que a ansiedade pode ter diferentes causas, dependendo da pessoa.

Se a pessoa não se alimenta de forma adequada, essa inadequação pode levar mesmo a alterações de humor. “Se uma pessoa está constantemente a falhar refeições, isso pode estar a afetar o seu estado emocional, a um nível constante”, explicam os investigadores do estudo. Note que deve manter uma alimentação saudável e variada, que promova um estilo de vida saudável.


Leia também

 

https://www.womenshealth.pt/saude/bebe-pouca-agua-conheca-os-perigos-da-desidratacao-evita-los/

Brand Story