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Quem ganha no cardio, bicicleta ou elíptica?

Sabemos que o treino cardio é uma das chaves para conseguir alcançar os objetivos. Descubra as diferenças que este tipo de treino pode ter.

Quem ganha no cardio, bicicleta ou elíptica?

Sabemos que o treino cardio é uma das chaves para conseguir alcançar os objetivos fit. Mas, na verdade, vale a pena estar atenta às diferenças que este tipo de treino pode ter.

Agora, graças a uma nova investigação publicada no Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, sabemos novas informações sobre o eterno debate: elíptica vs. bicicleta.

Os investigadores colocaram um grupo de 14 participantes a realizar a mesma rotina de exercício na elíptica e na bicicleta. Este treino dividiu-se em duas sessões diferentes.

Enquanto os participantes suavam, a equipa registou vários parâmetros metabólicos. Dados como o consumo de oxigénio e a atividade cardíaca foram analisados.

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Entre as descobertas, está o facto de, na elíptica, o consumo máximo de oxigénio ter sido superior. Isto significa que os participantes foram capazes de realizar uma atividade mais vigorosa durante um período mais longo.

Mas no geral, a eficácia registada nestes foi menor. Um dado que espelha o facto de a qualidade do treino não ter igualado a quantidade de energia gasta no mesmo.

Com base nestes dados, os autores do estudo sugerem que a bicicleta poderá ser a melhor aposta no treino cardio – especialmente se estiver a recuperar de uma lesão. Assim, segundo os especialistas, criar o hábito de realizar treino de baixa eficiência (como aquele obtido na elíptica) poderá mesmo ter um impacto negativo na performance com o passar do tempo.

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