Menu
Inicio Novidades Qual a máquina mais usada no seu ginásio?

Qual a máquina mais usada no seu ginásio?

A Women’s Health foi saber quais as máquinas de ginásio favoritas (e quais as mais odiadas) segundo os portugueses que treinam nestes espaços.

aulas de grupo, ginásio

Gostos são gostos. Há quem adore remo e quem faça de tudo para o evitar. Quem diz esta máquina de cardio, diz qualquer outra. E o mesmo se aplica às maquinas de pesos ou aulas de grupo.

Ainda assim, acreditamos que há umas mais queridas do que outras em cada ginásio. Foi isto mesmo que a Women’s Health quis comprovar. De facto, dos seis ginásios que analisamos, do Fitness Hut ao Holmes Place, a resposta foi unânime. A passadeira é a máquina de cardio mais utilizada pelos portugueses. Além desta, apenas o Lemon Fit apontou também a elíptica como máquina de cardio com utilização bastante semelhante à da passadeira.

Já em relação à máquina menos utilizada em cada ginásio, a resposta não foi tão homogénea. Ainda assim, a maioria apontou a bicicleta estática como a máquina menos utilizada. No Jazzy Life Club, tal como no Fitness Hut, a bicicleta dá lugar ao step, enquanto no Clube VII, a máquina de cardio menos utilizada é a Cardio Wave, um aparelho com menos presença na maioria dos ginásios.

Quanto às máquinas de pesos…

Uma vez mais a resposta foi unânime. Em cinco dos seis ginásios com quem falamos, a Leg Press é a máquina favorita dos inscritos no ginásio. Apenas no Fitness Up, a prensa de peito é mais usada que a de pernas.

Por contraste, esta é a máquina de pesos menos usada no Fitness Hut e no Jazzy. A resposta voltou a não ser completamente unânime no que diz respeito às máquinas de peso menos usadas. Mas, ao que parece, os portugueses não gostam de trabalhar os gémeos. No Holmes Place, Clube VII e Lemon Fit, a máquina que se foca no trabalho de gémeos é a menos usada. No Lemon Fit aponta-se também as máquinas de pesos para tríceps e bíceps. Já no Fitness Up, a máquina de elevações laterais de ombros é muito pouco usada. Tanto, que a organização está a deixar de a colocar nos novos clubes desta cadeia.

E a aula mais concorrida do seu ginásio?

A maior discrepância a nível de gostos foi verificada nas aulas de grupo. Sem esquecer o tipo de treino seguido por cada um (há quem se fique pelas máquinas de pesos e quem opte por treinar quase sempre nas aulas de grupo), o certo é que cada ginásio tem a sua aula de destaque. Apenas o Fitness Up e o Jazzy Life Club e responderam semelhante: em ambos os ginásios a aula mais concorrida é a de cycling, uma aula que compete com a de Step, no caso do Jazzy.

No Holmes Place prefere-se as aulas de condicionamento total; o mesmo acontece com o Lemon Fit que coloca as aulas de yoga no mesmo patamar. Já no Fitness Hut, é a aula de Body Pump a mais concorrida e no Clube VII, todas aquelas que se foquem em trabalho de tonificação e força.

Nota: A informação deste artigo baseou-se nas respostas cedidas pela equipa de comunicação de cada um dos ginásios aqui mencionados.

Brand Story