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Esta proteína vegetal reduz os níveis de glicose no sangue

Trocar batata e/ou arroz por esta proteína vegetal é uma das formas mais eficazes de reduzir os níveis de glicose no sangue.

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Trocar batata e/ou arroz por lentilhas é uma das formas mais eficazes de reduzir os níveis de glicose no sangue.

A conclusão é de um recente estudo da Universidade de Guelph, no Canadá, que concluiu que esta leguminosa – e fonte de proteína vegetal – é uma das maiores aliadas de quem luta contra o excesso de glicose no sangue.

Publicado na revista científica Journal of Nutrition, o estudo revê por base a análise de 24 adultos saudáveis, desafiados a fazer refeições distintas, umas em que era incluídas lentilhas (de três variedades) e outras que se mantinham fiéis ao arroz e à batata.

 

O estudo

Diz a investigação que trocar o tradicional arroz branco por lentilhas levou a uma queda dos níveis de glicose em 20%, enquanto a troca de batata pela mesma leguminosa apresentou uma eficácia na ordem dos 35%.

O poder das lentilhas deve-se a três fatores distintos. Em primeiro lugar, esta leguminosa promove uma boa digestão, ajudando a um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue, e, segundo, contém propriedades que inibem a enzima responsável pela absorção de glicose.

Por serem ricas em fibra, as lentilhas produzem ainda ácidos gordos de cadeia longa, algo que, por si só, tem um impacto benéfico nos níveis de glicose no sangue.

A glicose que percorre o nosso sangue tem funções bastante concretas – como ‘alimentar’ no nosso cérebro – contudo, os níveis elevados deste açúcar (especialmente quando se está em jejum) são um dos indicadores mais claros de diabetes. Já os níveis abaixo do desejado – isto é, inferiores a 70 mg/dl de sangue – podem comprometer o bom funcionamento do organismo.

 

https://www.womenshealth.pt/nutricao/leguminosas-como-incluir-na-rotina-alimentar/

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