Adora ir ao ginásio e está encantada com os resultados obtidos nos treinos. Feliz com o corpo trabalhado e com o bem-estar que o exercício lhe proporciona, mas a verdade é que depois do treino muitas vezes pergunta-se por que é que tem o rosto ruborizado e a pele irritada.
Pois, fique a saber que tal situação é comum a muitas mulheres, e que o tipo de pele e as alergias têm um papel decisivo na hora de avaliar como responde a pele ao exercício intenso. Além disso, fatores externos como a roupa e o clima também podem diminuir ou agudizar esses problemas.
Mas pense positivo: sabe-se que o exercício físico aumenta a circulação sanguínea, o que faz com que a pele fique radiante. Por isso, só precisa de algumas dicas do que fazer antes, durante e depois do ginásio, para que faça exercício mais motivada e fique com melhor aspeto.
Stop às vermelhidões
Há cada vez mais mulheres com a pele reativa ou sensível que, depois do exercício e do aumento da temperatura e transpiração, ficam com a sua pele avermelhada pelo aparecimento de capilares dilatados.
Plano de ação: Para prevenir deve usar cosméticos com princípios ativos calmantes e descongestionantes como o aloé vera, a rosa mosqueta e a glicerina. Outro ingrediente que também deve usar: água termal.
Isto funciona: Uma pulverização com um spray de água termal no corpo e no rosto ajuda a baixar a temperatura de forma instantânea e a aliviar os sintomas de irritação da pele. Os hidratantes faciais que incluem água termal são mãos de santo para acalmar a pele seca.
De acordo com os especialistas, a pele seca está mais sujeita ao prurido e a vermelhidões porque, para além da água, faltam-lhe lípidos na sua capa mais superficial. Sem isso, a pele não consegue realizar a sua função de barreira contra os agentes irritantes externos.
Calor e vermelhidões no rosto?
Se tem estes sintomas, deve começar a ter algum cuidado, porque, com o tempo, as vermelhidões tornam-se mais persistentes e podem evoluir para outro tipo de patologias, nomeadamente a eritrose facial e a rosácea.
Quando a vermelhidão passa a ser difusa e permanente, trata-se de eritrose facial. Quando começam a ser visíveis pequenos vasos, está-se perante um agravamento da eritrose e surge a rosácea.
A dermatologista Cristina Vasconcelos, da Clínica de Dermatologia Dr. Fernando Ribas, no Porto, explica que a eritrose facial “é uma patologia dermatológica relativamente frequente, constituída por uma vermelhidão na face, principalmente na região central, nomeadamente nas áreas malares e nariz”.
Acrescenta ainda que “inicia-se por fenómenos congestivos fugazes da face, com vermelhidão e calor local. Esta patologia é agravada e/ou despertada por situações de stress, alterações hormonais, ambientes aquecidos ou determinados alimentos”.
Evite: Uma pessoa com eritrose facial não tolera bem cosméticos que contenham ácidos como o glicólico ou o retinóico, nem os peelings e os esfoliantes.
A camuflagem: Há cosméticos com tonalidades verdes que contrariam a vermelhidão e os famosos CC creams, que ajudam a disfarçá-la.
Se transpira, não se queime
Se corre ou faz exercício ao ar livre tem de ter sempre à mão (ou numa bolsinha, se preferir) um bom protetor solar. Melhor prevenir. As regras são simples, ainda que estejamos sempre a esquecer-nos: aplicar o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol, evitar fazer grandes maratonas entre as 12 e as 16 horas, quando aperta mais o calor. E, já agora, lembrar-se de repetir a aplicação a cada duas horas.
A fórmula: Procure um fator de proteção elevada (mínimo SPF 30), que seja bem resistente à transpiração e de fácil aplicação.
O ponto frágil: As mãos estão mais expostas, logo deve protegê-las como merecem. Está toda vermelha? Fique longe do sol uns dias e coloque cremes reparadores.
Um, dois, três, desmaquilhe-se!
É um gesto que não pode deixar de fazer mesmo que esteja com falta de tempo. Se vai ao ginásio ou sai a correr depois do trabalho, a última coisa que quer é que a maquilhagem ou o creme que colocou se misturem com a transpiração e obstruam os poros provocando o aparecimento de imperfeições e pontos negros.
Melhor prevenir: As peles oleosas e mistas são as mais propensas ao aparecimento de poros e imperfeições. Use hidratantes e protetores solares livres de óleos e não comedogénicos (com propriedades que não bloqueiam os poros) e fórmulas purificantes para limpar a sua pele.
Bye- Bye acne: Aplique um gel com propriedades antibacterianas. Use também duas vezes por semana um esfoliante suave com ácido salicílico, um dos ativos mais eficazes contra a acne. Encontra-o nos produtos pensados para proteger a pele que têm uma ação purificante e antibacteriana que evitam a propagação das bactérias.
Quer saber como proteger a pele das consequências dos treinos? Clique nas imagens acima e conheça os melhores produtos.
Leia também
https://www.womenshealth.pt/beleza/prova-do-sol-solares-um-verao-protegido/