Menu
Inicio Saúde Probióticos podem ajudar a proteger o fígado

Probióticos podem ajudar a proteger o fígado

Investigação parece ter descoberto outro benefício destas bactérias benéficas.

probióticos

Um grupo de investigadores da Universidade de Emory, em Atlanta, EUA, parece ter descoberto que os probióticos podem ter um impacto positivo na proteção do fígado.

O estudo foi realizado em ratos de laboratório, divididos em dois grupos: um com uma dieta regular e, outro, com uma rotina alimentar à base de um probiótico comum, o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG).

Ambos os grupos foram expostos a doses elevadas de acetaminophen, ingrediente capaz de causar danos graves no fígado, quando tomado de forma incorreta.

Depois de duas semanas de testes, foi possível concluir que os ratos que haviam tomado probióticos apresentavam uma menor taxa de danos causados no fígado do que aqueles que haviam optado por uma dieta tradicional.

“O probiótico LGG foi capaz de melhorar a resposta antioxidante do fígado, protegendo este órgão de danos”, explicou Saeedi em comunicado.

Apesar dos resultados positivos, a equipa de investigação alerta para o facto de serem necessários testes em humanos. Só assim se poderá compreender até que ponto os probióticos também podem ser eficazes no nosso organismo.

Brand Story