Menu
Inicio Living Príncipe Filipe terá apoiado Diana no divórcio com o Príncipe Carlos

Príncipe Filipe terá apoiado Diana no divórcio com o Príncipe Carlos

“Não consigo imaginar ninguém no seu perfeito juízo a deixar-te pela Camilla”

@charles_diana81

Em 1996, o mundo ficou chocado com o divórcio da Princesa Diana e do Príncipe Carlos. Um divórcio real já é escandaloso o suficiente, mas os detalhes em torno da separação de Carlos e Diana foram especialmente polémicos, dado o longo caso do Príncipe de Gales com a sua atual esposa, Camilla Parker Bowles, durante o seu casamento com Diana.

Diana confrontou Camilla sobre o caso em 1989, o casal separou-se oficialmente em 1992, e Carlos admitiu publicamente a sua infidelidade numa entrevista, em 1994.

Toda a situação foi confusa e sem dúvida desconfortável para todos na família real. No entanto, pelo menos um membro da realeza tomou o lado da “princesa do povo” no divórcio.

Embora a Princesa Diana e o Príncipe Filipe não se tenham dado bem (durante o seu casamento com Carlos, houve relatos de que o Duque de Edimburgo era “indelicado” com ela, segundo a CNN), à porta fechada, parece que ele deu o seu apoio a Diana durante o difícil divórcio — pelo menos até certo ponto.

Em 2003, o antigo mordomo real Paul Burrell divulgou cartas que diziam ter sido trocadas entre o Príncipe Filipe e Diana que mostram que ele a apoiou no divórcio. Na altura, o The Sunday Times noticiou que Filipe estava a tentar bloquear a publicação das cartas, sugerindo que eram autênticas.

Os destaques das alegadas cartas de Filipe a Diana, lançados originalmente no Daily Mail, incluem afirmações como: “Não consigo imaginar ninguém no seu perfeito juízo a deixar-te pela Camilla” e “o Carlos foi tolo em arriscar tudo com a Camilla para um homem na sua posição. Nunca sonhámos que ele pudesse ter vontade de te deixar por ela. Tal perspetiva nunca sequer entrou nas nossas cabeças”.

Claro que nem tudo o que foi revelado nas supostas cartas foi positivo. A certa altura, o Duque escreveu alegadamente a Diana a perguntar: “Podes olhar para o teu coração e dizer que a relação do Carlos com a Camilla não teve nada a ver com o teu comportamento em relação a ele no teu casamento?” Por outras palavras: “Não é culpa tua que ele te tenha traído?”.

As cartas estão a despertar de um renovado interesse graças a uma peça publicada pela RSVP Live. No seu recente relatório sobre as cartas de Filipe, o The Mirror incluía digitalizações de várias cartas de Diana para o sogro, nas quais ela pede a sua orientação e agradece-lhe as suas respostas.

Brand Story