
Se está farta de calçar botas, botins ou galochas, então temos boas notícias para si! O bom tempo parece estar de volta e os seus pés voltarão a ser livres.
Com a chegada do calor vem a vontade de calçar sandálias ou até mesmo mules (para não falar nos chinelos da moda), mas vamos com calma! Antes de se descalçar, o melhor é mesmo preparar os seus pés.
Da limpeza às massagens, passando pela pedicura e nunca esquecendo as calosidades são muitos os aspetos a ter em conta na hora de preparar os pés para o calor e, claro, para os sapatos mais destapados.
Vamos a isso?
Prepare os pés para o calor
Passo 1: Esfoliar
Tal como acontece com qualquer outra parte do corpo que necessita de um cuidado extra, tudo começa com a esfoliação.
Sim, os seus pés merecem alguns minutos de atenção e um bom creme esfoliante que permita remover todas as células mortas e sujidade que possa estar acumulada por culpa do uso constante de meias.
Aplique o creme esfoliante e massaje os pés suavemente durante alguns minutos. Remova com água.
Passo 2: Demolhar
Depois de ter a pele dos pés bem esfoliada, mergulhe-os em água morna com um pouco de sal. Caso sinta que está com os pés inchados, pode sempre optar por demolhá-los em água bem fria, o importante é que lhes dê descanso durante esse tempo.
Passo 3: Hidratar
Depois de esfoliar os pés e de os ter deixado relaxar alguns minutos, nada como aplicar um creme hidratante. Reforce a dose na zona dos calcanhares, que tende a ser mais seca e a ficar mais frágil e quebradiça no verão.
Caso a pele esteja mais seca do que o esperado, opte por aplicar um creme gordo logo após lavar os pés, deixando-o atuar durante a noite.
Se preferir, pode sempre aplicar uma máscara nos pés e deixá-la atuar durante alguns minutos.
Passo 4: Dizer adeus aos calos
Quem sofre de calosidades pode ainda recorrer a algumas máquinas que permitem remover esta pele excessiva que se vai formando ao longo do tempo e que tende a agravar com o uso de calçado fechado e apertado.
Passo 5: Preparar as unhas
Como não poderia deixar de ser, também as unhas precisam de um cuidado extra. Limpa-las (não esquecendo os cantos e o interior da unha), cortá-las e limá-las é o suficiente para que estejam prontas para serem pintadas.
Caso sofra de micose ou de unhas encravadas, procure um médico o quanto antes, pois esta altura do ano é a melhor para avançar com um tratamento, pois o pé estará mais livre.
Passo 6: Proteger sempre
Se usa diariamente sandálias ou sapatos mais abertos, não se esqueça que os seus pés também merecem proteção solar! Aplique o protetor todos os dias antes de sair de casa.
Pronta para dar todos os mimos aos seus pés? Clique nas imagens acima e conheça alguns dos produtos em que deve apostar.