Menu
Inicio Saúde A precisar de reduzir o stress? Coma isto

A precisar de reduzir o stress? Coma isto

E descubra o poder da alimentação.

Uma nova investigação irlandesa descobriu um novo benefício de ingerir alimentos ricos em fibra: a redução do stress.

De acordo o estudo, este tipo de alimentos (além de ajudarem a reduzir os níveis de colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue) estimulam um tipo de bactéria, no nosso estômago, a produzir ácidos gordos – um elemento que ajuda a manter o equilíbrio do metabolismo e do sistema imunitário.

Para chegar a estes resultados, cientistas da University of College Cork e do Teagasc Food Research Centre, Irlanda, introduziram ácidos gordos nos estômagos de ratinhos. Os dados obtidos demonstraram que o stress e comportamentos ansiosos foram reduzidos significativamente.

A relação entre cérebro e estômago

“Há um reconhecimento cada vez maior do papel que as bactérias do estômago, e os químicos que estas produzem, têm na psicologia e comportamento”, explica John F. Cryan, principal autor do estudo.

Adicionalmente, estudos anteriores haviam demonstrado que longos períodos de stress podem ser responsáveis pela danificação da barreira entre o intestino e o resto do corpo. Quando esta fica menos bem vedada, as partículas alimentares não digeridas, bactérias e germes, passam mais facilmente para a corrente sanguínea, o que pode levar a inflamações crónicas.

De acordo com Cryan, este tipo de ácidos gordos, encontrados em alimentos como leguminosas, vegetais e vários tipos de grãos, podem ajudar a reverter esta condição.

O objetivo futuro será testar o poder destes alimentos, e a sua relação com o stress, nos seres humanos.


Ler mais:

https://www.womenshealth.pt/nutricao/9-nutricionistas-comem-estao-stressados/


 

Brand Story