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A precisar de energia? Coma isto

O café não pode ser a sua única salvação nos dias em que lhe falta energia. Pelo contrário: os alimentos certos fazem a diferença. Saiba identificá-los.

Cogumelos Uma das poucas fontes vegetais de vitamina D, a eterna aliada dos ossos. Porque não começar com cogumelos ao pequeno-almoço?

Além de ser um poderoso antioxidante, este vegetal estimula a fluidez sanguínea - aumentando a temperatura corporal - e é ainda rico em vitamina C, que consegue baixar os níveis de stress.

Cebolinha Contém prebióticos, grandes aliados das bactérias intestinais e da boa qualidade do sono. Muito fácil de combinar com saladas

São vários os estudos que relacionam os probióticos, como o miso, ao humor. Ao melhorar as bactérias intestinais, o humor também fica a ganhar, assim como a qualidade do sono. Só vantagens saborosas!

E que tal consumi-lo além do brunch ao fim de semana? Uma dieta rica em ácido oleico - presente nas azeitonas e abacate - está associada a melhorias do humor e da pressão sanguínea.

Muitas sementes são ricas em magnésio, mineral que ajuda a converter a comida em energia. Sim, o cansaço é sintoma do baixo nível de magnésio. Agora sabe como solucioná-lo.

Por ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, esta especiaria faz com que a energia que usa para queimar os hidratos de carbono seja libertada lentamente. Junte às suas papas de aveia matinais.

Aliadas de uma alimentação vegan, as leguminosas são uma ótima fonte de fibra, especialmente o feijão e a lentilha. Além disso, promovem a boa digestão e ajudam a prevenir os picos de açúcar no sangue.

Os vegetais de folha verde escura são boas fontes de ferro, um booster de energia… e não só. Torne as suas refeições mais green, até mesmo ao pequeno-almoço e sinta toda a energia

Por não ser processado, este tipo de arroz é nutricionalmente mais rico e uma boa fonte de vitamina B6, um dos nutrientes que fornece energia e ajuda a combater os níveis de stress.

Os peixes gordos são uma boa fonte de vitamina D, comummente associada à fadiga, sobretudo após o inverno. Aposte nesta proteína cheia de sabor

A soja na vagem ainda verde, a mesma que dá origem ao tofu. Por ser um alimento rico em folato, é ótimo para a boa função do sistema nervoso e melhoria do humor.

Comer proteína em todas as refeições estimula a hipocretina, um neurotransmissor que suporta as hormonas ligadas ao estado de alerta. O borrego é ainda rico em creatina, que é essencial para a energia muscular.

Os vegetais em tons de laranja contêm betacaroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A, crucial para o sistema imunitário. Mais saúde, mais energia!

Uma das melhores fontes de magnésio e, por isso, um bom aliado da qualidade do sono. Junte um punhado ao seu snack da tarde. Simples! Mas atenção, não abuse na dose.

Quer esteja a combater uma noite mal dormida ou a lutar contra uma semana super stressante, a comida é a solução. E não, não falamos na tentação de
procurar comida de conforto, de mergulhar em potes de gelado ou atacar baldes
de pipocas adornados com pedaços de chocolate.

Pelo contrário, falamos na capacidade que determinados alimentos têm de dar energia quando consumidos de forma regular.

São alimentos saudáveis, simples e quefacilmente podem ser combinados. E nem precisa de uma dose extra de café!

Percorra a fotogaleria na imagem acima apresentada e conheça os 15 alimentos que dão energia.

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