10 conselhos para poupar dinheiro ainda este mês
Fique atenta às promoções
Não há supermercado que não as faça e até nas lojas de fast fashion é cada vez mais frequente que aconteçam fora da época de saldos.
Treine outdoor
Aderiu ao ginásio, mas nunca lá consegue entrar porque fi ca longe? Procure o parque mais perto da sua casa e use-o como gym! Os treinos outdoor podem motivá-la mais e fazem com que mais uma conta desapareça.
Adira à marmita
Como é que ainda não o fez?! Vai poupar uns quantos euros não só na refeição mas também em combustível para o carro. Mais do que isso, vai ter mais controlo da sua dieta e comer melhor.
Pense antes de comprar
Esta dica vai salvá-la de quase todas as desgraças monetárias possíveis e imaginárias. A primeira pergunta a fazer a si própria é: ‘preciso realmente disto?’ e a segunda será ‘existe numa versão mais acessível?’.
Fuja do crédito
Se tem mais dificuldade em controlar os seus impulsos consumistas, evite ter um cartão de crédito! É verdade que este a pode salvar em situações de emergência, mas isso depende daquilo que considera ser um SOS (uma camisola de marca com 50% de desconto está longe disso!).
Faça listas
Já conhece o procedimento no caso da comida: abrir a despensa para ver o que é que realmente faz falta. Com a sua roupa é igual! Basta abrir o armário e ver quais as peças que (verdadeiramente) estão em falta. Assim, vai deixar de comprar por impulso e controla melhor aquilo que leva nos sacos.
Ande de transportes
Está sempre aborrecida no trânsito e gasta mais do que devia em combustível? Aposte em andar mais de transportes públicos. Se vive longe do trabalho, use o carro só aos fins de semana, por exemplo.
Abra uma conta poupança
Depois de ver o quanto pode poupar, “deverá criar uma conta-poupança e dar uma ordem de transferência automática à cabeça todos os meses. Assim que o seu salário entra na sua conta, sai para esta poupança. É a chamada poupança automatizada em que paga a si própria primeiro”, sugere a especialista.
Dê uma hipótese à segunda mão
Não lhe vamos dizer para trocar a sua loja preferida pela feira da ladra, mas por que não dar uma oportunidade à infinidade de lojas que se dedicam à venda de artigos usados? Muitos desses artigos ainda exibem uma orgulhosa etiqueta. Antes de comprar novo, faça uma pesquisa pela Internet. Pode ser que encontre o negócio da sua vida.
Registe as suas despesas
Não, o dinheiro não desaparece, você é que não sabe em que é que o gastou. “Comece por anotar num bloco ou no telemóvel durante um mês todas as suas despesas e, no final do mês, compare-as com o seu rendimento. Depois será claro o quanto pode poupar”, aconselha Susana Albuquerque.
Para que não condene financeiramente o resto do ano, há que começar o quanto antes a colocar algumas estratégias em prática. Sim, estamos a convencê-la a poupar dinheiro a partir de hoje!
Não sabe como? Percorra as imagens acima e veja como melhorar a sua vida financeira até ao final do próximo mês.