Menu
Inicio Saúde A dieta mais perigosa de todas é esta, diz Oxford

A dieta mais perigosa de todas é esta, diz Oxford

Cuidado!

Cortar calorias é um dos primeiros passos de quem pretende dizer de vez ‘adeus’ aos quilos extra. Quando as calorias cortadas são aquelas que têm origem em alimentos processados e maléficos para a saúde, tudo bem, mas é sempre preciso ter cuidado… especialmente quando o coração está debilitado.

De acordo com um recente estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, as pessoas com algum tipo de problema cardíaco não devem seguir uma dieta baixa em calorias – entre 600 a 800 calorias diárias – sem o devido aconselhamento médico e nutricional, sob a pena do coração ficar deteriorado.

Para o estudo, publicado online pela Sociedade Europeia de Cardiologia, os cientistas recorreram a 21 pessoas com obesidade e cujo índice de massa corporal (IMC) era de 37kg/m2. Do total de participantes, 15 eram do sexo feminino.

Todos os envolvidos tiveram de seguir uma dieta baixa em calorias durante oito semanas, tendo sido os níveis de função cardíaca e de distribuição de gordura corporal analisados de forma recorrente.

No que diz respeito ao principal objetivo destas dietas pobres em calorias, o estudo veio provar que, de facto, são eficazes na redução de gordura corporal. Os níveis de gordura total, visceral e hepática baixaram 6%, 11% e 42% respetivamente.

Mas é aqui que entram as más notícias: De uma forma geral – e logo na primeira semana de estudo – os participantes viram aumentar em 44% a gordura cardíaca, uma situação que pode desencadear a deterioração da função cardíaca, incluindo a capacidade do coração bombear sangue.

De acordo com a publicação, no final das oito semanas de teste foi possível notar melhorias cardíacas, contudo, os médicos responsável pela investigação alertam para os riscos – e por vezes irreversíveis – das dietas da moda e dos planos alimentares nutricionalmente pobres, uma vez que o coração dá preferência à gordura como fonte de combustível e estando privado de tal, todas as suas funcionalidades podem ficar comprometidas.

 

Se não quer prejudicar a sua saúde e levar à risca uma dieta saudável e equilibrada, percorra as imagens acima e fique a saber como não arruinar a dieta!

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story