Menu
Inicio Running Porque é que me canso tão depressa quando corro?

Porque é que me canso tão depressa quando corro?

O seu nível máximo depende da forma como recupera e de muitos outros fatores.

Porque é que me canso tão depressa quando corro?

Todos nós temos um limite e não é surpresa nenhuma quando duas pessoas com a mesma idade, tamanho, peso e tipo de treino não apresentam o mesmo rendimento. O seu nível máximo depende da forma como recupera e de muitos outros fatores.

Quem se dedica profissionalmente ao atletismo é que tem a obrigação de chegar ao limite e é por isso que um atleta profissional consegue correr cerca de 200 km numa semana e parece que está sempre apto para mais, pois descansa quando não treina. Como não é o seu caso, é normal que se sinta esgotado com alguns quilómetros semanais, já que no resto do dia está a cansar-se com as atividades laborais e familiares.

Pode até correr o máximo de quilómetros, mas deve ter cuidado com os aumentos das distâncias. Como primeira medida, é aconselhável diminuir a intensidade para poder recuperar pouco a pouco e concluir as distâncias a que se propõe. Não aumente a distância semanal em mais de 10% para evitar o cansaço e as lesões e faça treinos de força (duas vezes por semana).

Assim que sentir algum sintoma negativo de treino em excesso – dores, insónias, perda de apetite ou perda de peso repentina – diminua o número de quilómetros ou a intensidade de treino. Só assim poderá fugir às lesões ou a outro tipo de problemas que, na maior parte dos casos, implicam uma paragem forçada que o impede de continuara treinar e a progredir. Lembre-se que é fundamental ouvir sempre os sinais do corpo.

 

O especialista: Bernard Lehmann, Triathlon coach no projeto Trijamor da Federação de Triatlo de Portugal

Brand Story