Menu
Inicio Beleza Os seus poros parecem crateras? Esta é a solução

Os seus poros parecem crateras? Esta é a solução

Se os seus poros saltam à vista sem ser preciso um espelho de aumentar, tome nota destes cinco conselhos para que os seus poros voltem ao tamanho XXS.

Se os seus poros saltam à vista sem ser preciso olhar para um espelho de aumentar, não desespere! Tome nota destes cinco conselhos para que os seus poros voltem ao tamanho XXS.

Como na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Menos mal! Para 99% das mulheres, se há algo que gostaríamos de ter em miniatura são esses pontos que se destacam na nossa pele. De acordo com um recente inquérito de Harris Poll e L`Oréal, 56% das mulheres inquiridas seria capaz de renunciar à sobremesa e até deixar as redes sociais só para reduzir o tamanho desses furinhos, no melhor dos casos, brancos.

Nos Estados Unidos, a preocupação excessiva é tal que os dermatologistas americanos deram o nome de porexia. Mas nomenclaturas à parte, a verdade é que, infelizmente, não existe um tratamento milagroso para diminuir de forma permanente os poros, mas há produtos e certos hábitos que ajudam a que se vejam cada vez menos. Esfoliar regularmente o rosto (no máximo, três vezes por semana), por exemplo, já ajuda bastante (poros obstruídos = poros mais visíveis).

 

Perigo: Sol

Se a exposição solar for moderada e forem compridos os normais conselhos relativos à segurança, poderá existir um efeito benéfico sobre as lesões da acne. Tal acontece através de um efeito exfoliativo e eventualmente anti-inflamatório dos raios ultravioletas” diz o dr. Pedro Viegas da Clínica O meu Médico, em Faro.

No entanto, o sol pode piorar a situação porque pode causar uma reação inflamatória na pele, além de aumentar a oleosidade e tornar os poros mais visíveis. Para não falar que pode destruir as fibras de colagénio, sendo que uma pele flácida tem poros ainda mais dilatados. A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao aumento da oleosidade da pele causado pelo calor.

Na verdade, os poros têm sempre o mesmo tamanho. Podem parecer maiores ou mais pequenos consoante estejam com maior ou menor acumulação de gordura ou se estão ou não com inflamação. Há que ter também especial atenção à zona do nariz pois costuma sofrer mais com os raios solares, o que pode fazer com que os poros, já proeminentes nesta zona, se tornem ainda mais evidentes.

Como a zona T do rosto tem oleosidade em excesso, o protetor solar tende a desaparecer de forma mais rápida. Use apenas produtos livres de óleo (oil-free) ou não comedogénicos.

 

Use ácido retinoico

As fórmulas com ácido retinoico são uma opção excelente para reduzir a dilatação dos poros e libertá-los da acumulação de gordura. Por um lado, regulam o excesso de células mortas (hiperqueratose) do folículo do pelo, facilitando a esfoliação destas. Ainda, diminuem a secreção de sebo, o que os torna menos evidentes.

Os esfoliantes com alfa ou beta hidroxiácidos são muito bons para este efeito. Comece por aplicar um creme anti-idade com ácido retinoico, três vezes por semana, antes de dormir. Se tem uma pele sensível muito reativa, use um esfoliante químico (como o ácido glicólico) para limpar o rosto. Depois, aplique um produto com efeito reafirmante.

 

Não faça em casa

Os comedões abertos (pontos negros) e os fechados (pontos brancos) retiram-se pressionando em redor da abertura do poro através de um extrator de comedões e não com os dedos. Se estão muito fechados ou são pontos brancos pressiona-se primeiro a pele com uma pequena agulha até sair o conteúdo.

Mas atenção! “Qualquer intervenção em casa de lesões de acne pode representar um risco de infeção ou provocar cicatrizes inestéticas. Este tipo de intervenções deve ser sempre realizado por profissionais habilitados. São eles os mais capazes de usar os meios adequados de desinfeção e assepsia, assim como as técnicas indicadas para cada situação” refere Pedro Viegas.

Para manter a pele limpa é imprescindível limpá-la diariamente com produtos adequados ao tipo de pele. Desmaquilhar-se sempre, utilizar cosméticos e maquilhagem não comedogénica e um esfoliante à base de ácido salicílico de maneira regular é essencial.

Nova crise da adolescência “Os fatores principais que levam ao aparecimento de acne durante a adolescência são de ordem hormonal. Durante a vida adulta, geralmente existe uma adaptação a estas alterações hormonais. Mas isto nem sempre acontece, sobretudo em casos em que exista uma maior predisposição genética ou ocorram distúrbios hormonais”, acrescenta o dermatologista. Um dos efeitos colaterais da pele oleosa é que os poros são maiores, porque precisam de expelir mais gordura.

Se os tratamentos tópicos não funcionaram consigo, não se preocupe, pois há alternativas. Existem tratamentos muitos eficazes que ajudam a reduzir as glândulas sebáceas e a dilatação dos poros, nomeadamente a mesoterapia, o peeling químico e a luz pulsada.

 

Maquilhagem sim… mas com cuidado!

A maquilhagem pode ser uma aliada, mas nem sempre! Por vezes, torna os poros ainda mais percetíveis, porque os pós depositam-se nos pequenos buraquinhos durante o dia. Para evitar isso, use pré-bases específicas para esse problema. São produtos que têm na sua fórmula silicone, graças à qual conseguem criar uma película na superfície da pele que tapa os poros dilatados. Desta forma, a pele apresenta um aspeto mais liso e uniforme. No entanto, tenha em atenção que o que estes produtos fazem é disfarçar o poro dilatado, mas não o corrige. Se limpar bem a pele, não há esse risco, daí ser tão importante retirar a maquilhagem antes de dormir.


Brand Story