Menu
Inicio Beleza Pontos negros e pontos brancos: saiba o que são e se os...

Pontos negros e pontos brancos: saiba o que são e se os deve tirar

Independentemente do seu aspeto, saiba que é possível dizer um adeus absoluto a estes pontos que por vezes surgem no rosto.

máscara, rosto, pele, limpeza, pontos negros

Depois de os conhecer, poderá (em ver de ‘pode’) despedir-se definitivamente. Porquê depois? Porque se não souber, anteriormente, o que são ou que atitudes está a ter para que os pontos negros e brancos apareçam, provavelmente a sua pele terá mais dificuldade em impedir a sua instalação. Para que possa conhecer estes hospedeiros inoportunos a Women ‘s Health entrevistou Marília Fonseca, dermatologista nos hospitais CUF Tejo e CUF Cascais.

O que são?

Assim como a cor, o conceito difere. Segundo a especialista, o que distingue os pontos negros dos brancos o contacto que as glândulas sebáceas têm com o ar. “Os pontos negros representam o material produzido pelas glândulas sebáceas, o sebo, que em contacto com o ar, através de um poro cutâneo, se oxida e fica preto. Contrariamente, os pontos brancos traduzem uma glândula sem contacto com a superfície da pele, o poro está obstruído”, explica.

Estes pontos aparecem especialmente nas áreas de maior concentração de glândulas sebáceas, “como porção mediana da face, a designada zona T, e ainda áreas medianas do tórax e dorso”, diz a dermatologista. As peles com uma maior tendência seborreica são mais propícias a desenvolver estas caraterísticas. No entanto, existem alguns fatores que pode ter em conta para não criar um ambiente tão propício à sua evolução. Marília Fonseca aponta como fatores desencadeantes de aparecimento das lesões (mais começar a enumerar vários fatores, que são separados por virgula, mas não se põe virgula antes da primeira palavra da tua lista) o stress, aumento da temperatura (calor), humidade ambiental e o exercício físico.

Espremer ou não espremer?

Saber que existe a possibilidade de ver estas marcas desaparecer, ainda que por breves instantes, pode fazê-la sentir vontade de se desfazer delas com as próprias mãos. Para algumas pessoas esse momento até é satisfatório. No entanto, saiba que esse prazer é apenas momentâneo. Marília refere que “os pontos negros correspondem a poros dilatados pelo exagero de produção de sebo. Enquanto esse desequilíbrio não for corrigido, voltarão e, eventualmente, outros irão surgir. Ao espremer, há ainda o risco de romper o saco glandular e o sebo se espalhar pela derme”, explica.

Apesar de estruturalmente serem diferentes, também espremer pontos brancos pode ter consequências negativas. “A tentativa de expressão geralmente provoca inflamação e rutura para a derme, com possível cicatriz”, menciona a dermatologista.

É hora de dizer adeus

Como referido anteriormente, esta situação é reversível. Segundo a especialista, existem formas de retirar os pontos brancos e pretos de forma definitiva. Lasers, peelings e microagulhamento, são alguns dos tratamentos que pode realizar. No entanto, procure sempre um aconselhamento médico antes de qualquer intervenção.

Recorrer a “tratamentos dermatológicos, que atuam no excesso de produção sebácea e outros que corrigem os poros já dilatados”, segundo Marília, também pode ser uma opção.

Cuidados a ter para prevenir o aparecimento

Para prevenir o aparecimento destes pontos indesejados, a especialista aconselha a que se realize uma lavagem de pele diariamente com recurso a um esfoliante. Tal vai “facilitar a limpeza do sebo acumulado e prevenir o aparecimento de pontos brancos pelo encerramento dos poros”, esclarece.

As máscaras pretas funcionam?

Para esclarecer a possível dúvida relativa às máscaras que viralizaram e que continuam no mercado desde então, a Women’s Health colocou a presente questão à especialista entrevistada. “As máscaras pretas compostas de argila negra, silício e outros minerais, são consideradas como máscaras Detox. Têm como principal função a limpeza mais profunda da pele (útil nos pontos pretos e brancos) e ainda na prevenção do fotoenvelhecimento. Atenuando as manchas solares e as rugas, aumentam a luminosidade da pele.”, responde Marília.

Brand Story