Menu
Inicio Saúde Ter estas plantas no quarto faz bem à saúde

Ter estas plantas no quarto faz bem à saúde

Uma nova investigação revelou a quantidade de plantas que deve ter em casa para melhorar a saúde e bem-estar dentro de quatro paredes.

A pesquisa – financiado pela Hort Innovation e levada a cabo pela Universidade de Melbourne e a Universidade RMIT – analisou mais de uma centena de investigações sobre o assunto e os resultados são claros: ter apenas uma planta numa divisão pequena melhora a qualidade do ar em 25%.

De acordo com as conclusões, a força parece estar nos números. Se a esta primeira planta juntarmos outra, a qualidade do ar aumenta em 75% e verifica-se uma melhoria de 45% no bem-estar geral a nível mental.

 

Mas, afinal, quantas plantas deve ter em cada divisão?

Dizem os autores que ter cinco ou mais plantas em determinada divisão é o ideal para conseguir tirar o máximo de benefícios destes pequenos ajudantes do lar.

“Os benefícios das plantas dividem-se em duas categorias”, explica Dominique Hes, principal responsável pela investigação.

“Há benefícios ao nível do bem-estar, relacionados com uma maior produtividade, maior relaxamento, conseguir dormir melhor e até lidar de forma mais eficaz com o dia-a-dia. Isto acontece porque o nosso cérebro base evoluiu num meio selvagem. Assim, quando estamos em contacto com a Natureza, o cérebro relaxa e torna-se capaz de desempenhar determinadas funções – como ser criativo, intuitivo”, continua.

“A outra categoria é a qualidade do ar, e a capacidade de eliminar toxinas, pequenas partículas e pó do ar”, completa a especialista. Um benefício especialmente importante, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o impacto da poluição em locais fechados está a aumentar.

Revela a organização que existem já indicadores claros de que este tipo de poluição poderá levar, a longo prazo, a problemas respiratórios crónicos, determinados tipos de cancro e problemas relacionados com a saúde do coração.

Pronta para levar a flora para dentro de casa? Exploramos a hashtag #plantsofinstagram e selecionámos os melhores exemplos para inspiração. Está tudo, na galeria, em cima.

Brand Story