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O que faz pior: Comer antes de dormir ou ir para a cama com fome?

Comer antes de dormir ou ir para a cama com fome? Esta é uma velha dúvida, mas temos aqui a resposta que há muito procura.

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Esta é uma das velhas dúvidas de quem faz dieta ou tende a seguir normas alimentares já enraizadas na sociedade. Apesar de ser certo e sabido que o nosso metabolismo tende a perder eficácia à noite, é também certo e sabido que passar fome nunca é opção. Mas, de ambos, qual o pior?

A resposta não é assim tão simples. Segundo a nutricionista Lisa Moskovitz, em declarações à Womens’s Health dos Estados Unidos, “para uma boa noite de sono, é melhor não ir para a cama com fome, mas também não muito cheia”. Ficou mais confusa? Vamos por partes.

Comer antes de ir dormir pode causar má digestão, inchaço e um sono desadequado. Consequentemente, isso leva a baixos níveis de energia e fadiga”, continua a especialista, alertando que comer antes de dormir (especialmente alimentos menos saudáveis) pode levar ainda ao ganho de peso. Mas ir para a cama com fome vai fazer com que se sinta ansiosa, tenha dificuldade em adormecer e acorde com níveis de açúcar no sangue demasiado baixos, algo que poderá trazer igualmente consequências para a saúde.

Uma vez que ambas as opções portam consequências, então, como saber o que é melhor? Avaliar o nível de fome – e, sobretudo, diferenciar fome de vontade de comer. Numa escala de zero a dez, por exemplo, “se está acima de seis, o melhor é comer um snack antes de dormir”, diz a especialista (e nós temos aqui opções). Se a fome se aproximar do nível dez, então opte por hidratos de carbono complexos, pois ajudam a libertar serotonina e a ter uma noite de sono mais tranquila.

 

+WH: Fique a saber quais são os snacks noturnos que arruínam a dieta!

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