Menu
Inicio Treino Ter umas pernas de sonho este verão? Sim, ainda é possível

Ter umas pernas de sonho este verão? Sim, ainda é possível

O sonho de ter umas pernas tonificadas e livres de celulite pode muitas vezes não passar disso mesmo. Apesar de a celulite ser um elemento muito comum e transversal a quase todas as mulheres, é algo de difícil resolução. No entanto, o exercício físico pode contribuir para minorar o problema. O importante é sentir-se bem consigo mesma e adotar um estilo de vida saudável.

Um corpo tonificado e saudável pode ajudar, e muito, a aumentar a autoestima e a fazê-la sentir-se mais bonita e mais mulher. Muitas vezes optamos por ir ao ginásio e fazer exercícios com muito peso, o que, segundo a Personal Trainer (PT) Joana Videira, no caso das coxas é desnecessário.

Para a PT, “o que se torna mais importante neste treino é uma boa postura e estabilidade durante todo o movimento“. Muitas vezes esquecemo-nos também de que não basta treinar braços ou abdominais para ter um corpo bem trabalhado. Para ter uma figura equilibrada e sobretudo saudável, é fundamental haver um balanço entre todos os grupos musculares do corpo.

Porquê a preocupação com as coxas?

As coxas e, mais precisamente, os adutores, músculos da parte interna da coxa, “são músculos importantes na estabilização da nossa bacia, mais propriamente da púbis e também do joelho. Devem ser tidos em conta no plano de treino, podendo assim evitar-se algumas lesões musculares e articulares”, explica a fisioterapeuta Raquel Bernardo.

Já que a estética também se alia à saúde, “se treinarmos estes músculos com frequência podemos evitar a flacidez, muito comum nesta zona, tornando a coxa mais forte, resistente e esteticamente mais bonita”, acrescenta Joana Videira.

As duas especialistas destacam ainda que deve sempre recorrer ao aconselhamento de um profissional na área da fisioterapia ou em treino desportivo. Isto para não só alcançar os objetivos, mas também realizar os exercícios com a máxima segurança.

Regras básicas ao treinar as pernas

Como para todos os tipos de treino, tonificar as coxas também traz precauções transversais a todos os exercícios. Contrair a zona do core (abdominais) é, sem dúvida, uma das mais importantes para garantir que não vai magoar a coluna enquanto treina.

Pedimos às duas especialistas para identificar os 6 melhores exercícios para tonificar as coxas, sendo que são também opções ideais para a recuperação de uma lesão, devendo ser supervisionados por um fisioterapeuta.

Veja as sugestões das duas especialistas para umas coxas tonificadas.

Brand Story