Menu
Inicio Perder Peso “Perdi 15kg e agora estou mais leve em todos os sentidos”

“Perdi 15kg e agora estou mais leve em todos os sentidos”

Para Catarina, não houve um momento em concreto que a fizesse mudar. Bastou-lhe uma gradual’ mudança de mentalidade, que a levou a gostar mais de si.

Catarina Ferreira

‘Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece’. Podia ser uma frase que encontramos dentro de um bolinho da sorte, mas é a máxima com que Catarina Ferreira, de 33 anos, explica como, “sem querer”, começou a treinar com ajuda de um personal trainer.

Não era a primeira vez que tentava perder peso, pois sentia que tinha alguns quilos a mais do que aquilo que a saúde lhe permitia. Mas entre inscrições no ginásio e treinos não consistentes, a atitude derrotista levava sempre a melhor. Quanto à alimentação, o caso era idêntico, Sem conhecimento nem procura de ajuda, Catarina arriscava-se em dietas “demasiado restritivas e difíceis de acompanhar, que resultavam sempre na desistência”, conta à Women’s Health.

Abril de 2019: a mudança

Mas em abril de 2019, a nossa entrevistada começou a caminhada para o objetivo que entretanto se propôs: perder peso de forma saudável para chegar ao bem-estar físico (e não só) que precisava. “Não gostava de me ver ao espelho, não me sentia à vontade para vestir bonitas. Por isso vestia-me de forma a esconder aquilo de que não gostava, em vez de procurar ajuda”. A ajuda do personal trainer, que falamos no início do artigo, foi pois consequência do apoio dos pais, amigos e namorado que a motivaram a acabar com a postura derrotista e a aprender a gostar de si própria. A decisão de investir num personal trainer reflete esta mesma aprendizagem.

E foi assim que em seis meses Catarina disse adeus aos 15kg que não lhe pertenciam. Fê-lo através de treinos essencialmente metabólicos mas também de força, a par de uma alimentação adaptada às suas necessidades. Desde então, os treinos passaram a focar-se mais na força e musculação e o plano alimentar voltou a ser adaptado – estava na hora de tonificar -, plano este feito por uma nutricionista em quem Catarina confia plenamente por reconhecer a sua atenção em adaptar o plano alimentar não só às necessidades mas também aos seus gostos. Sem dietas mágicas nem mudanças drásticas, percebeu pelo seu próprio exemplo que mudar pode ser algo natural, real e possível de se concretizar num normal quotidiano.

Sem dietas mágicas nem mudanças drásticas, percebeu pelo seu próprio exemplo que mudar pode ser algo natural e possível

Se assim não fosse, Catarina não teria mantido a consistência e foco que a fizeram manter os treinos durante a quarentena (via online). “Durante esta fase só ganhei 1kg que entretanto perdi. Perdi, é claro, massa muscular, mas já estou de volta ao ginásio, a recuperar”, conta-nos.

Quando lhe pedíamos para olhar para trás e nos dizer o que mais mudou, a resposta não deixou dúvidas: “Sinto-me diferente, principalmente a nível psicológico. Estou mais confiante e gosto realmente de mim. Estou mais leve em todos os aspetos! Quando olho para trás, estou grata da pessoa que era porque agora consigo apreciar melhor quem sou hoje”, admite.

“Não é uma dieta ou uns treinos. É um novo estilo de vida!”, resume Catarina Ferreira, com a certeza de que desistir de treinar ou esconder-se em roupas que não a favorecem são atitudes que ficaram no passado.

À pressão:

Lema de vida: Be the best version of you

O que já não se priva de usar: Biquíni!

Peça de roupa que não vestia e agora adora: Calções e crop tops!

Parte do corpo em que nota mais diferença: Rosto e barriga

Snack favorito: Não é saudável, mas… Doritos!

Banda sonora de eleição: Lana Del Rey

Desporto de que não abdica: Os meus treinos!

Maior aprendizagem com esta mudança: Gostar de mim

Brand Story