Menu
Inicio Perder Peso Perdeu 12 kg e hoje ajuda outras pessoas a fazer o mesmo

Perdeu 12 kg e hoje ajuda outras pessoas a fazer o mesmo

Conheça a história de Daniela Duarte, nutricionista por conta própria, dona do blog Agita Kalorias e defensora de um estilo de vida completo e saudável

É nutricionista por conta própria, dona do blog Agita Kalorias e defensora de um estilo de vida completo e saudável, mas esta nem sempre foi a realidade que espelha o dia-a-dia de Daniela Duarte. Ciente de que o excesso de peso sempre foi um problema presente na família, lembra-se de acompanhar a mãe às consultas de nutrição, mas “que nessa altura nem tinha bem noção do que era na realidade”, lembra. Por isso, e embora não comesse em grandes quantidades, “acabava por comer muitos snacks” e escolher erradamente as porções de cada refeição, já que não era grande amante de carne, por exemplo. Resultado? à hora do lanche estava cheia de fome e saciava-a com más escolhas, ricas em açúcar.

Mas um problema de saúde veio obrigar a que tais hábitos mudassem. “Comecei a ter desmaios regulares na escola” conta. “Nunca ouve um diagnóstico médico conclusivo e nunca se percebeu bem qual a origem dos desmaios”. Foi na inquietação de ter uma resposta que a nossa entrevistada recorreu a um homeopata que identificou a possível sobrecarga do fígado, cuja desinflamação passaria por alterações na sua alimentação. “Durante um ano retirei todos os alimentos potencialmente inflamatórios (como lácteos) e introduzi outros que hoje em dia ainda mantenho”, diz-nos, realçando que para uma amante de queijo como é, “restringir todos os lácteos, foi um quase um ato heroico”. Um esforço que associado ao controlo de uma anemia contribuíram para que nunca mais tivesse aqueles episódios e claro, ganhasse uma nova consciência sobre a alimentação que lhe fez mudar de hábitos e trocar os “produtos light ou ‘zero%’ por alimentos naturais, muitos legumes e o mínimo de processados possíveis.

Tais cuidados a par de uma formação em nutrição levaram Daniela a criar o seu plano alimentar perfeito que, nas palavras da própria, é “o que se adapta individualmente a cada um e a cada fase da nossa vida”. Pois mais do que perder 10kg em 2 meses, importa “transformar hábitos e torná-los consistentes no tempo”.

Quanto ao desporto, foi algo a que sempre esteve minimamente ligada e interessada. Por isso, após terminar o curso, procurou ajuda de personal trainer. Um investimento de que não se arrepende mas que a dada altura teve de abdicar, tendo visto a corrida como alternativa promissora.

Olhando para trás, Daniela enche-se de orgulho sempre que se apercebe que consegue ensinar alguém a ter melhores hábitos. “Tudo aquilo por que passei fez com que consiga ter a sensibilidade para perceber os desafios que vão surgindo a cada uma das pessoas”, uma sensibilidade que lhe deu lições também (e essencialmente) a nível pessoal. “Hoje sou uma pessoa mais preocupada com a saúde e não só com a questão estética. Aprendi a lidar melhor com o meu corpo. Cheguei às finalistas das Fit Girl’s da Women’s Health, algo completamente inconcebível para mim outrora. Sou mais confiante e sei lidar melhor com o meu corpo!”. Só ganhos! Venham mais desafios

Brand Story