Não quer engordar? Faça isto às refeições

engordar

Uma nova investigação descobriu que os indivíduos que comem devagar têm menos probabilidade de possuir peso a mais, quando comparados com aqueles que comem rápido.

Ao que indicam os investigadores, que analisaram mais de 60 mil pessoas ao longo de seis anos, comer devagar pode ajudar a aumentar o sentimento de saciedade antes de ter sido ingerida uma quantidade elevada de alimento.

De acordo com os dados publicados na revista científica BMJ Open, cerca de 22 mil participantes do estudo comiam de forma rápida, mais de 33,400 a uma velocidade normal e mais de quatro mil, devagar.

 

Não quer engordar? Coma devagar

Aqueles que ingeriram os alimentos a uma velocidade normal apresentaram uma probabilidade 29% inferior de sofrer de obesidade. No caso daqueles que comeram devagar, este valor subiu para 42%.

“Uma razão possível para esta associação está ligada ao facto de aqueles que comem rápido continuarem a ingerir alimentos até se sentirem cheios – mesmo que já tenham comido uma quantidade inadequada de calorias. O efeito combinado de comer rápido e em demasiada poderá contribuir para o aumento de peso”, revela o grupo de investigadores acerca dos resultados.

Adicionalmente, esta pesquisa descobriu ainda que comer duas horas antes de dormir, três ou mais vezes por semana, assim como, fazer um snack depois do jantar, pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade.

Por isso, já sabe: na próxima vez que estiver a comer, mastigue devagar e pratique o ‘mindfulness eating’.

Ads

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend