Trabalha por turnos? Descubra como isso pode estar a afetar-lhe o peso

Trabalha por turnos

Turnos da noite, horários inconsistentes e falta de sono podem formar um cocktail explosivo para o organismo. O resultado? Uma falta generalizada dos hábitos saudáveis necessários para manter um estilo de vida equilibrado – sim, isto inclui conseguir manter ou perder peso.

Um estudo recente da universidade de Adelaide, na Austrália, descobriu que a consistência pode ser a chave para manter a forma quando se trabalha por turnos. Comer à mesma hora – independentemente dos horários de trabalho – pode ajudar, quem trabalha desta forma, a manter e/ou perder peso.

O grupo de investigadores descobriu que os ratos de laboratório aos quais foi administrada uma dieta rica em gordura em horários restritos aumentaram menos o peso quando comparado com o grupo de roedores que teve acesso ilimitado à mesma quantidade de alimentos.

As estratégias para quem trabalha por turnos

“[se] o trabalhador se comprometer a comer sempre à mesma hora do dia, em vez de mudar as horas das refeições consoante o horário de trabalho, essa escolha pode ser benéfica”, explica Amanda Page, principal investigadora do projeto.

“Horários de refeição consistentes podem ser o ponto de equilíbrio para uma dinâmica diária à qual falta rotina”, explica a nutricionista Chloe McLeod à Women’s Health. “Normalmente, a rotina ajuda com a gestão do peso, já que há menos tempo para dispensar com o planeamento das refeições”, conclui.

Chloe explica que o planeamento e preparação prévia das refeições é uma tarefa fulcral para todos os trabalhadores por turnos que querem alimentar-se da forma mais saudável possível.

“[assim] vão existir opções saudáveis à mão, independentemente da hora do dia. Quando cansado ou de regresso a casa depois de um turno da noite, o trabalhador conseguirá alimentar-se sem que isso envolva um processo de preparação. Esta situação torna as escolhas saudáveis em algo muito mais fácil e imediato”, conclui.

A especialista sugere ter sempre à mão snacks como iogurte, fruta, frutos secos, sementes, abacate, húmus ou queijo.

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