Para onde vai a gordura quando se emagrece?

gordura, perder peso, emagrecer

Dizer adeus aos quilos extra é sinónimo de dizer adeus à gordura em excesso. Até aqui, estamos de acordo, mas antes de oficializar as despedidas importa saber que caminho segue a indesejada massa gorda.

E foi isso que o cientista Ruben Meerman tentou descobrir – ou, pelo menos, informar as pessoas de que nem todas as teorias são corretas.

Num artigo publicado no site The Conversation, o investigador começa por deitar por terra a ideia de que a gordura perdida se converte em energia ou se transforma em músculo.

Estas são duas teorias mais ou menos populares, mas anatomicamente erradas. Porquê? Porque o organismo humano transforma a massa gorda perdida no processo de emagrecimento em dióxido de carbono e água.

O que é que isto quer dizer? Que é expulsa do nosso organismo através da urina, das fezes e da transpiração.

E mais! A respiração é também um mecanismo de libertação de gordura, não fossem os pulmões um órgão excretor de gordura, como destaca Meerman.

 

Contas práticas:

“Se tem 10 quilos de gordura, cerca de 8,4 quilos sairão pelos pulmões e os restantes 1,6 quilos transformar-se-ão em água. Por outras palavras, quase todo o peso que perdemos é libertado”, escreve.

 

+WH: Eis sete estratégias infalíveis para perder peso (e ganhar saúde!)

Ads

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend